Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

Mostra científica do Núcleo de Educação Integrada acontece dia 14 de setembro




Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este é o tema gerador de desafios do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi e do “NEI de Portas Abertas” em 2019. São 107 projetos que serão apresentados pelos alunos, que trabalharam desde o início do ano, e mostrarão o produto final no dia 14 de setembro, sábado, das 8h30 às 13 horas. O evento, que é aberto ao público, acontece na sede da escola, à Av. João Ometto, 118, em Santa Bárbara d'Oeste, com entrada gratuita.
Na entrada, o público presente será recepcionado e introduzido ao tema. “Ao chegar, os pais, responsáveis e visitantes serão provocados a refletir sobre os 17 ODS, com perguntas feitas pelos alunos. Essa entrada já será uma aproximação ao tema, para que eles entendam o que foi desenvolvido e trabalhado desde início do ano até o 'NEI de Portas Abertas'”, conta a Diretoria do Núcleo de Educação Integrada Ericka Vitta.
As inquietações continuam presentes na edição de 2019 da mostra científica, com a construção da aprendizagem por meio dos Centros de Interesse. “Os temas que serão apresentados pela Educação Infantil e o Fundamental I, assim como o Fundamental II e Ensino Médio, saíram deles. As questões foram levantadas pelos alunos, sempre aproximando ao tema e o que quero saber dele”, explica Ericka Vitta.
Aline Franco T. Luiz, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I, conta como os pequenos foram introduzidos ao tema. “Trabalhamos as relações interpessoais até chegar na agenda 2030. O Infantil I foi a relação com a escola; Infantil 2 com a comunidade (escola, família, amigos – a relação eu com o outro); Infantil 3 relação com a natureza; 1º ano A alimentação saudável, 1º anos B água- fonte de vida e 1º ano C desmatamento (a árvore como abrigadouro de vida) ”, pontua a coordenadora.
Os 2ºs, 3ºs, 4ºs e 5ºs anos, que tem como coordenadora pedagógica Gisele da Silva Furlan, aplicaram suas inquietações no planejamento e pesquisa dos projetos. E o resultado será apresentado durante o “NEI de Portas Abertas”. “Os temas são diversos. Os grupos caminharam na linha sobre o planeta Terra, água, plantas, saúde, ecossistema, literatura e consumo consciente, todos assuntos ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, fala Gisele.
Questões sociais, sustentabilidade ambiental, energia, indústria, entre outros temas, serão apresentados pelos grupos formados pelo Fundamental II e Ensino Médio, como informam as coordenadoras Magda da Silva Rizzeto e Wallesandra Araujo Silva. “Durante o primeiro e segundo bimestres estudaram a Agenda 2030 com os programáticos de cada disciplina. Agora no terceiro bimestre vieram com suas inquietações, e chegaram ao produto final que será apresentado durante a mostra”, diz Wallesandra.
Além de apreciarem 107 projetos, haverá visitação, com uma equipe preparada, àqueles que querem conhecer um pouco mais o Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi. “A escola estará aberta para os que querem conhecer a estrutura. Quanto a metodologia será apresentada pelos grupos e seus projetos. É uma mostra viva, que fala por si”, informa a diretora Ericka Vitta. O público que estará no evento, seja familiar ou comunidade local e regional, não verá somente uma mostra científica diferente das tradicionais, mas sim, um conjunto de ações e inquietações que causarão impacto e reflexão. “As pessoas sairão com um ponto de interrogação e se questionando 'O que eu estou fazendo para que tudo isso melhore? '”, finaliza Ericka.
Serviço- A mostra científica “NEI de Portas Abertas” acontece dia 14 de setembro, das 8h30 às 13 horas no Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi. Com entrada franca, a escola está localizada à Av. João Ometto, 118, Jardim Panambi em Santa Bárbara d’Oeste. Mais informações podem ser obtidas através do site da instituição, mídias sociais ou pelo telefone 19.3499.1555.

Receba nossas novidades

19 3499.1555

Av. João Ometo, 200, Jd. Panambi - Santa Bárbara d'Oeste, SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por