A Estação Cultural da Fundação Romi abre inscrições, a partir de 18 de junho, para mais uma oficina de trabalhos manuais.

A oficina “bordados em chinelos” é a nova proposta de oficina oferecida pela Estação Cultural da Fundação Romi. Realizada em cinco encontros, às sextas-feiras, de 28 de junho a 26 de julho, das 14 às 16 horas, as oficinas são gratuitas e destinadas às pessoas a partir de 16 anos, que já atuam com trabalhos manuais ou tenham interesse em conhecer. São 10 vagas e os interessados devem realizar suas inscrições, pessoalmente, na Administração da Estação, a partir de 18 de junho. O atendimento na Estação acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, aos sábados, das 8h às 17h e, aos domingos, das 8h ao meio dia.

O bordado é a arte de decorar com figuras feitas utilizando fio e agulha. É uma das técnicas artesanais que mais possuem variações, uma das atividades mais antigas que se tem noticia e compartilhada em todas as civilizações e culturas. Vem se modernizando, ganhando novos significados e utilidades. “Aprender essa arte e aplicá-la pode configurar mais um potencial gerador de renda, principalmente, para quem busca novas oportunidades. A oficina é uma oportunidade aos que buscam aprender uma técnica nova de arte e também àqueles que querem aprofundar os conhecimentos e expandir seus negócios no ramo de artesanato”, fala a Assistente Cultural da Estação, Rosana Lopes.

Objetivando o fomento à economia criativa, ou seja, ao conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico, o estimula à geração de renda pode criar novas oportunidades de empregos, promover a diversidade cultural e o desenvolvimento humano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 67% das cidades no país o têm presente na economia. O artesanato está em alta e é uma atividade econômica importante para a maioria dos municípios brasileiros. “Oferecemos espaço e oportunidades para o desenvolvimento do empreendedorismo no campo da cultura, proporcionando o crescimento dos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usem criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários, através das oficinas de capacitação com foco na geração de renda”, explica a Assistente Cultural da Estação, Thiane Mendieta.

Mais informações acerca da programação da Estação Cultural da Fundação Romi, oficinas, eventos e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.