Além da feira de arte, cultura e gastronomia, a Estação Artesanal promove roda de samba, grandes encontros e palestra sobre saúde emocional da mulher

A Estação Cultural da Fundação Romi realiza, nos dias 13 e 14 de abril, mais uma edição da “Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia”. No sábado, o evento acontece do meio dia às 18 horas e, no domingo, das 08 horas ao meio dia. Durante os dois dias de evento, que passa pela diversidade do artesanato até delícias gastronômicas, acontecem, no sábado, às 14 horas, a palestra “Saúde emocional da mulher” com a Psicopedagoga Mariana Cândido; e, no domingo, às 09 horas, uma roda de samba com o Grupo Cartel e os amigos do projeto Samb’Ajuda. Além disso, ainda no domingo, o evento também será um ponto de encontro de carros antigos e de ciclistas do Pedala SBO.

Mariana Cândido conta que sua proposta é convidar as mulheres para um bate papo sobre o acúmulo de responsabilidades profissionais, familiares e pessoais. “Muitas vezes é imposto que a mulher deva assumir o papel de super-heroína, que ’dá conta de tudo e de todos’. O fato, porém, é que esta prática acaba por esgotá-la física e emocionalmente”, explica.

Já Rafael Rodrigues da Silva, integrante do Samb’Ajuda, conta que a roda de samba será em prol da “Casa da Criança de Santa Bárbara d’Oeste”. “Nossas ideias borbulhavam na cabeça e juntos nos unimos para uma causa nobre. Só o coração pode dizer o quão bom é esse sentimento”, conta. A iniciativa, que visa arrecadar leite longa vida e alimentos não perecíveis (menos sal), recebe o apoio de colecionadores de carros antigos e de ciclistas do Pedala SBO, que se uniram à causa e irão realizar um grande encontro na Estação Artesanal.

A Estação Artesanal além de fomentar a economia criativa e valorizar o trabalho daquele que produz manualmente, congrega uma série de ações de intercâmbio cultural e social. A proposta faz parte da “Estação Criativa”, um conjunto de atividades integradas com o objetivo de oferecer espaço e oportunidades para o desenvolvimento de empreendedorismo social no campo da cultura, proporcionando o crescimento dos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usem criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários. Rosana Lopes, Assistente Cultural da Estação, afirma que “promover a feira mostra como é importante o evento para os participantes mostrarem seus trabalhos, além de expandirem seus contatos e comercializarem seus produtos. Essa relação também provoca intercâmbios, como o do artesão local que participa de feiras em outras cidades; acesso, como as palestras de trocas de conhecimento; e, colaboração, como a reunião de grupos diversos em prol de uma causa. Assim, juntos, fortalecemos os eixos culturais e sociais, agregando valores humanos e econômicos”.

Serviço – A “Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia” acontece no sábado, 13, do meio dia às 18 horas; e, no domingo, 14, das 08 horas ao meio dia. No sábado, às 14 horas, acontece a palestra “Saúde emocional da mulher” com a Psicopedagoga Mariana Cândido. No domingo, às 09 horas, acontece uma roda de samba com o Grupo Cartel e os amigos do projeto Samb’Ajuda, além do encontro de carros antigos e de ciclistas do Pedala SBO. Mais informações acerca da programação da Estação Cultural da Fundação Romi, oficinas, eventos e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.