Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

Estação Artesanal, feira de arte, cultura e gastronomia da Estação Cultural movimenta a produção artesanal de Santa Bárbara d’Oeste




Com o objetivo de promover o fortalecimento dos eixos arte, cultura e gastronomia agregando valores humanos e econômicos, a Estação Cultural da Fundação Romi realiza, desde 2015, a Estação Artesanal. No total já aconteceram 14 edições da mostra que reúne vários tipos de trabalhos feitos à mão como costura criativa, marchetaria, crochê, bijuterias, cerâmica, feltro, esculturas em gesso, aplicação de pedraria, enfeites com ferraduras, EVA, MDF, cartonagem, arte hippie, acessórios infantis, mosaico e mandalas, além das delícias gastronômicas: azeite aromatizado, bidus gourmet, pão de queijo, salgados, doces, acarajé baiano e até gastronomia italiana.

Em novembro de 2015 foi realizada a primeira edição. Já em 2016 a proposta aconteceu uma em cada semestre. 2017 marcou a modificação do formato para uma edição em cada trimestre. E em agosto de 2018 passou a acontecer mensalmente, sempre no segundo final de semana de cada mês. “Realizamos uma pesquisa com os artesãos participantes da última edição no formato trimestral, e a maioria votou a favor de aumentar as edições da Estação Artesanal para mensal”, conta a assistente cultural da Estação Cultural Thiane Mendieta. “Como o artesanato está em alta e é atividade econômica importante para a maioria dos municípios brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 67% das cidades no país o têm presente na economia, a Fundação Romi resolveu ampliar a frequência da proposta”, finaliza Thiane.

Com isso, o resultado alcançado foi positivo. Só em 2018, ano que foram oferecidas sete edições da mostra, o evento que visa expandir a expressão cultural de artesãos e trabalhadores manuais, promovendo o intercâmbio entre artistas de diversas localidades do estado de São Paulo, movimentou mais de 40 mil reais na economia regional. “A Estação Artesanal criou um novo espaço de relacionamento dos artesãos de Santa Bárbara d'Oeste e região, permitindo a mostra e comercialização do produto de sua criatividade, sendo mais um espaço de fomento à economia criativa e ao empreendedorismo criativo”, afirma o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti. “Durante 2018 recebemos 109 artesãos que puderam expor e comercializar seus trabalhos. Abrimos e fortalecemos as oportunidades para que esses empreendedores criativos pudessem mostrar o que fazem de forma única e criativa. O resultado foi esse: movimentamos mais de 40 mil reais na economia regional”, conclui o superintendente.

Em 2019 a Estação Artesanal continuará no formato mensal, e será integrante do projeto Estação Criativa, proposta que compõe o Plano de Ação 2019. “A Estação Cultural é um espaço plural e multicultural, com destaque para atividades que visam o fomento da economia criativa. Oferece, desde sua inauguração, diversos cursos, oficinas de capacitação e a feira de arte, cultura e gastronomia. Em 2019 queremos continuar a ofertar um espaço criativo que permita o desenvolvimento dos setores de artesanato, cultura e gastronomia”, explica a assistente cultural da Estação Cultural Rosana Lopes. “O lema 'Compro de quem faz' vem numa crescente, principalmente nas redes sociais, e ajudam a estimular a aquisição de produtos artesanais. O movimento tem vários objetivos, desde ajudar a refletir sobre o consumo excessivo, promover a economia criativa, aumentar a consciência sobre a sustentabilidade, até incentivar para que as pessoas produzam suas próprias coisas”, fala Rosana.

Oficinas Criativas

Dentro das ações voltadas a geração de renda e fomento da economia criativa, a Estação Cultural ofereceu, em 2018, 12 oficinas culturais temporárias. Foram beneficiadas mais de 500 pessoas nos encontros de bordados, stencil, patchwork, fotografia, criação e gestão de projetos, feltro, mosaico, patchaplique em 3D, crochê, decoração natalina, laços e capa de almofada natalina. As duas últimas propostas se deram graças à parceria com a loja Fetiche Aviamentos, que realizou nas edições de novembro e dezembro oficinas criativas abertas ao público que prestigiou a Estação Artesanal.

A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d’Oeste, SP. www.estacaocultural.org.br. As atividades retornam em janeiro de 2018. Mais informações podem ser acessadas pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830.

Receba nossas novidades

19 3499.1555

Av. João Ometo, 200, Jd. Panambi - Santa Bárbara d'Oeste, SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por