Orquestra Filarmônica “Ninho Musical” realiza último ensaio aberto de 2018.

Visando as duas últimas apresentações da edição 2018, nos dias 07 e 14 de dezembro, a Orquestra Filarmônica “Ninho Musical” realiza neste domingo 02, às 9h, no Armazém da Estação Cultural da Fundação Romi seu último “ensaio aberto”. A orquestra é resultado do projeto “Ninho Musical”, uma iniciativa da Estação Cultural da Fundação Romi que, nesta edição de 2018, é apresentado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pela Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet. O projeto conta também com o apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.

O Ninho Musical é uma oficina cultural de formação musical, destinada a iniciantes ou que já tenham vivência. Realizado desde 2012 já beneficiou mais de 800 participantes, oportunizando a aprendizagem gratuita de música instrumental para adolescentes e jovens. Sob a coordenação do Maestro Paulo Bellan os aprendizes têm acesso desde teoria musical até práticas de instrumentos, cuidados e afinação, leitura e interpretação de partituras e compreensão de regência.

Para o maestro Paulo Bellan os ensaios abertos realizados nos últimos meses foram importantes para preparar os participantes do projeto para as apresentações. “Realizamos ensaios abertos em outubro e novembro, e realizamos duas apresentações abertas, em Nova Odessa, e a abertura da Virada Cultural Paulista nesse meio tempo. Foi fundamental ambientar os alunos da Oficina Musical, sobretudo os mais novos, em um espaço com público espectador”, ressalta o maestro. “Também oportunizamos que a comunidade barbarense, e das cidades do entorno, tenha acesso ao funcionamento desta oficina e a um reportório de música instrumental bastante eclético, além de um domingo matutino diferente”, finaliza Bellan.

Duas apresentações da Orquestra Filarmônica “Ninho Musical” estão agendadas para acontecerem no mês de dezembro: uma no dia 07 e outra no dia 14. “O dia em que a Estação Cultural completa 11 anos de atividades culturais e trabalhos prestados à população não poderia passar branco. Como o Ninho Musical faz parte dos projetos ofertados, nada mais brilhante que uma apresentação da Orquestra Filarmônica Ninho Musical”, diz a Gestora Cultural da Estação Cultural, Rosana Lopes. “Quem comparecer ao evento poderá desfrutar de uma noite agradável, comemorativa e com muita música. Haverá a participação especial do Coral do Núcleo de Educação Integrada”, convida Rosana.