Alunos do Núcleo de Educação Integrada recebem a exposição “Mulheres do Rock” de autoria do Coletivo Apoema de Mulheres Artistas.

A exposição "Mulheres do Rock" apresenta retratos de rockeiras brasileiras e trechos de suas músicas, possibilitando aos visitantes uma nova visão sobre esse gênero musical, destacando, inclusive, a invenção do rock, que foi feita por uma mulher negra. Vista por aproximadamente 15 mil pessoas, a exposição foi idealizada pelo Coletivo Apoema de Mulheres Artistas em razão do evento "Rock na Causa", onde foi exposta pela primeira vez. Em seguida, esta mesma produção participou da 1ª Feira Motirõ no espaço “Dolores House” em Americana. Nos dias 24 e 25 de novembro, a mostra ficou em exposição na Estação Cultural da Fundação Romi, durante a Virada Cultural Paulista. Após sua estada no hall do Núcleo de Educação Integrada, entre os dias 26 de novembro e 08 de dezembro, a exposição "Mulheres no Rock" circulará integrando a programação do evento "Coletivo Apresenta", na Foxx Paintball, dia 08 de dezembro, e, em seguida, da "Feira Ártemis", no Espaço Gnu, dia 09 de dezembro.

A artista plástica Gabriela Pyles, integrante do coletivo, conta que o Coletivo Apoema de Mulheres Artistas tem o compromisso de levar, através da arte, as questões da estrutura da existência feminina, promovendo reflexões, desconstruções e reconstruções dentro da luta feminista. “Cada oportunidade de afetar o público nos deixa muito satisfeitas, em especial quando temos o acesso ao público adolescente e sobretudo num ambiente de educação. Acreditamos muito na empatia que sentimos com o público mais jovem e no potencial desse de aderir às causas e serem também agentes nessa transformação de realidade e consciência”.

O Coletivo Apoema, originário de Santa Bárbara d’Oeste, foi fundado em 2018 por sete mulheres artistas que buscavam abrir espaços de expressão e trabalharem no sentido da equidade de gêneros, propondo debates e exposições de artes em torno da questão do empoderamento feminino, especialmente no recorte da cena cultural. “Já tivemos boas experiências desde que o Coletivo se formou, no início de 2018. E a cada nova experiência nós sentimos serem reforçados nossos ideais, por termos uma variedade de espaços onde podemos intervir com arte, além de um público muito variado e diverso. Estar numa fundação [Fundação Romi] que além do ensino através do Núcleo de Educação Integrada (NEI), também promove o respeito à história por meio do Centro de Documentação Histórica (CEDOC), à cultura através da Estação Cultural, e à cidadania é importante para o Coletivo, pois acreditamos muito que é por meio da valorização e do respeito às verdades dos fatos, à arte e à educação emancipadora que conseguiremos garantir espaços mais equânimes e justos. Esperamos contar com a aproximação desse público e que todas e todos se identifiquem com a Apoema!”

A exposição “Mulheres do Rock” de autoria do Coletivo Apoema de Mulheres Artistas fica em exibição entre os dias 26 de novembro e 08 de dezembro no hall do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi. Mais informações acerca desta mostra ou demais intervenções do Coletivo podem ser acessadas através das mídias sociais: Instagram @coletivoapoema e Fanpage Facebook https://www.facebook.com/coletivoapoema/