Mostra fotográfica exposta na Estação Cultural é resultado da oficina de fotografia promovida pela arte-educadora Rosy Jesus Vaz

Com a temática comemorativa dos 200 anos da Santa Bárbara a Estação Cultural da Fundação Romi recebeu de abril a julho a oficina de fotografia, de proponência da artista plástica, fotógrafa e educadora Rosy Jesus Vaz. Foram dez encontros e mais saídas fotográficas. O resultado de todo o conteúdo aprendido durante as aulas teóricas e práticas pode ser conferido na exposição “Santa Bárbara 200 anos”, que chega ao espaço expositivo “Memorial da Estação” na primeira semana de agosto e fica até o último dia do mês, 31.

Contemplada no Concurso de Projetos Culturais nº 02/2016 da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d'Oeste, cuja verba provém do Fundo Municipal de Política Cultural, o projeto visou à interação com a ferramenta (câmera fotográfica) como forma de conhecimento e troca de informações, e desenvolveu um olhar crítico e sensível, por meio de registros fotográficos.

Para a proponente e executora do projeto, Rosy Jesus Vaz, a mostra traz o resultado do trabalho desenvolvido durante os encontros. “A fotografia é uma linguagem universal. Uma imagem pode transmitir emoções e sentimentos impossíveis de serem expressos em palavras. Os participantes conseguiram colocar em prática, através das fotografias, o objetivo do projeto”, conta Rosy. A artista explica a escolha da temática da exposição. “Em 2018 o município completa seus 200 anos. Não havia tema melhor para o trabalho dos alunos. Eles adoraram a ideia, e o final está aí, uma bela exposição com diferentes olhares”, afirma a fotógrafa.

Durante a oficina trabalhou-se registros fotográficos, envolveu a comunidade e despertou um olhar crítico dentro do mundo em que estão inseridos, dando-lhes oportunidade para tornarem o fazer artístico em renda, fomentando a economia criativa. A mostra pode ser conferida até o dia 31 de agosto, no Memorial da Estação Cultural, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, aos sábados, das 8h às 17h e, aos domingos, das 8h ao meio dia.