Com o foco em fomentar a economia criativa, “Estação Artesanal” chega a sua 10º edição neste final de semana, dias 11 e 12 de agosto

De agosto a dezembro, sempre no segundo final de semana de cada mês, o público de Santa Bárbara d’Oeste toda região já tem onde fazer suas compras e passar momentos agradáveis: a feira de arte, cultura e gastronomia, intitulada “Estação Artesanal”. A iniciativa da Estação Cultural da Fundação Romi acontece uma vez por mês e, próxima edição, está marcada para os dias 11 e 12 de agosto. No sábado a feira acontece das 10 às 17 horas e, no domingo, das 8 horas ao meio dia.

“Antes, a mostra de trabalhos manuais acontecia trimestralmente e, a partir de agosto, passa a acontecer mensalmente, sempre no segundo final de semana de cada mês”, conta a Assistente Cultural da Estação Cultural, Thiane Mendieta. Como o artesanato está em alta e é atividade econômica importante para a maioria dos municípios brasileiros – segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 67% das cidades no país o têm presente na economia – a Estação Cultural da Fundação Romi resolveu ampliar a frequência da proposta, sobretudo, por conta da solicitação dos próprios expositores. “Realizamos uma pesquisa com os artesãos participantes da última edição, a nona, e a maioria votou a favor de aumentar as edições da Estação Artesanal, de trimestral para mensal”, explica Thiane.

Esta edição contará com artesãos que participarão pela primeira vez, como é o caso de Andréa Francisco que trabalha com cartonagem e mora na cidade de Piracicaba. “Estou muito feliz em fazer parte da feira e com ótima expectativa”, diz sorridente. A artesã destaca a oportunidade em poder comercializar seu produto em outra cidade. “Quando fiquei sabendo da Estação Artesanal resolvi me inscrever por ser em outro município. Assim, consigo atingir outro público para que conheça meu trabalho”, afirma Andréa.

Há também aqueles que já participaram de outras edições e sempre retornam. Karina Romagnolo, moradora de Americana, trabalha com Mandalas em MDF, vidro, acrílico e tela, e participará pela sétima vez. “Fico muito feliz em poder estar novamente na feira. Adoro esse lugar”, conta Karina. Ela destaca o aumento da periodicidade. “Era algo que queria, e muito, que a feira passasse a ser mensal. É ótimo ter essa frequência, principalmente para o segundo semestre. Dessa maneira, formamos público”, fala a trabalhadora manual.

Serviço - Esta edição da “Estação Artesanal: feira de arte, cultura e gastronomia” acontece nos dias 11 e 12 de agosto. No sábado das 10 às 17 horas e, no domingo, das 8 horas ao meio dia. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d'Oeste. O atendimento é de terça a sexta-feira, das 9 às 18h, aos sábados das 8 às 17h e, aos domingos, das 8h ao meio dia. Mais informações também podem ser obtidas pelo site www.fundacaoromi.org.br/EstacaoCultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833.