Katia Smole é a nova Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação

Uma das mais expressivas e renomadas pensadoras da Educação no Brasil, Kátia Smole, chefiará a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC). Kátia Cristina Stocco Smole é Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Além de uma série de publicações, nacionais e internacionais, e anos de experiência em educação, Kátia assessora a elaboração de Projetos Pedagógicos e de Formação de Professores de importantes redes de ensino atuando, sobretudo, em temas como: Métodos e Técnicas de Ensino, Planejamento e Desenvolvimento Curricular, Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, Avaliação da Aprendizagem e Tecnologia Educacional. Participa também dos Programas Ensino Médio Inovador, Solução Educacional para o Ensino Médio e Fórmula da Vitória Matemática, todos desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna, e vinha integrando a equipe de discussão da Base Nacional Comum Curricular, iniciativa do Ministério da Educação.

Para os profissionais da área de Educação, a indicação é positiva, pois trata-se de um nome que, além de ampla experiência, é pesquisadora e atuante nas novas tendências e exigências da educação moderna. “Estamos muito centrados ainda em quadro negro e fala, e a criança e o jovem estão pedindo outra coisa”, pontua Kátia. “Ainda damos muita importância à educação frontal, em que o professor fala e o aluno tenta absorver”, ressalva. Kátia diz que a repercussão de sua indicação traz muita responsabilidade para fazer um trabalho importante no MEC e que as diretrizes do SEB a motivaram a aceitar o convite. "Ter esse conhecimento foi o que me encantou em apoiar o ministro [Rossieli Soares] nesse momento importante".

Kátia Smole visitou, recentemente, o Núcleo de Educação Integrada para conhecer e debater, junto à equipe de educadores do NEI, qual vem sendo a proposta desta nova e renovada escola da Fundação Romi; que, há anos, vem empregando metodologias inovadoras de ensino e que, neste momento, inicia seu processo de expansão atendendo novos ciclos de ensino e aprimorando sua metodologia por meio de iniciativas ativas de aprendizagem. À época, Ericka Vitta, Diretora do Núcleo de Educação Integrada, pontuou que “trazer a Kátia Smole para conhecer o Núcleo de Educação Integrada era inevitável, principalmente, nesta etapa de consolidação de nossa metodologia de ensino e da expansão de nossas ações”.

Sobre a nomeação de Kátia Smole à Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Ericka Vitta acrescenta que “essa nomeação reitera o importante papel que essa educadora e pesquisadora tem para a educação brasileira, suas contribuições e reflexões sobre qualidade e equidade na aprendizagem dos alunos a coloca entre as grandes referências e inspirações pedagógicas nacionais. Temos certeza que não medirá esforços para alavancar a educação desse país, competência, seriedade e desejo não lhes falta”.

“Para nós foi uma feliz coincidência. Ao buscarmos alguém de renome e profundo conhecimento nas metodologias educacionais, trouxemos a Kátia para conhecer nossa escola, nossa proposta pedagógica e opinar sobre o que fazemos, o quê veio corroborar com tudo o que pensamos e temos feito, e agora, depois dessa ícia de sua ida para o MEC, valorizou ainda mais sua visita e seu parecer sobre o Núcleo de Educação Integrada, reconhecendo nossa inovadora escola, alinhada às metodologias mais atuais”, conclui Vainer Penatti, Superintende da Fundação Romi.