Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

Katia Smole é a nova Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação




Uma das mais expressivas e renomadas pensadoras da Educação no Brasil, Kátia Smole, chefiará a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC). Kátia Cristina Stocco Smole é Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Além de uma série de publicações, nacionais e internacionais, e anos de experiência em educação, Kátia assessora a elaboração de Projetos Pedagógicos e de Formação de Professores de importantes redes de ensino atuando, sobretudo, em temas como: Métodos e Técnicas de Ensino, Planejamento e Desenvolvimento Curricular, Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, Avaliação da Aprendizagem e Tecnologia Educacional. Participa também dos Programas Ensino Médio Inovador, Solução Educacional para o Ensino Médio e Fórmula da Vitória Matemática, todos desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna, e vinha integrando a equipe de discussão da Base Nacional Comum Curricular, iniciativa do Ministério da Educação.

Para os profissionais da área de Educação, a indicação é positiva, pois trata-se de um nome que, além de ampla experiência, é pesquisadora e atuante nas novas tendências e exigências da educação moderna. “Estamos muito centrados ainda em quadro negro e fala, e a criança e o jovem estão pedindo outra coisa”, pontua Kátia. “Ainda damos muita importância à educação frontal, em que o professor fala e o aluno tenta absorver”, ressalva. Kátia diz que a repercussão de sua indicação traz muita responsabilidade para fazer um trabalho importante no MEC e que as diretrizes do SEB a motivaram a aceitar o convite. "Ter esse conhecimento foi o que me encantou em apoiar o ministro [Rossieli Soares] nesse momento importante".

Kátia Smole visitou, recentemente, o Núcleo de Educação Integrada para conhecer e debater, junto à equipe de educadores do NEI, qual vem sendo a proposta desta nova e renovada escola da Fundação Romi; que, há anos, vem empregando metodologias inovadoras de ensino e que, neste momento, inicia seu processo de expansão atendendo novos ciclos de ensino e aprimorando sua metodologia por meio de iniciativas ativas de aprendizagem. À época, Ericka Vitta, Diretora do Núcleo de Educação Integrada, pontuou que “trazer a Kátia Smole para conhecer o Núcleo de Educação Integrada era inevitável, principalmente, nesta etapa de consolidação de nossa metodologia de ensino e da expansão de nossas ações”.

Sobre a nomeação de Kátia Smole à Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Ericka Vitta acrescenta que “essa nomeação reitera o importante papel que essa educadora e pesquisadora tem para a educação brasileira, suas contribuições e reflexões sobre qualidade e equidade na aprendizagem dos alunos a coloca entre as grandes referências e inspirações pedagógicas nacionais. Temos certeza que não medirá esforços para alavancar a educação desse país, competência, seriedade e desejo não lhes falta”.

“Para nós foi uma feliz coincidência. Ao buscarmos alguém de renome e profundo conhecimento nas metodologias educacionais, trouxemos a Kátia para conhecer nossa escola, nossa proposta pedagógica e opinar sobre o que fazemos, o quê veio corroborar com tudo o que pensamos e temos feito, e agora, depois dessa ícia de sua ida para o MEC, valorizou ainda mais sua visita e seu parecer sobre o Núcleo de Educação Integrada, reconhecendo nossa inovadora escola, alinhada às metodologias mais atuais”, conclui Vainer Penatti, Superintende da Fundação Romi.

Receba nossas novidades

19 3499.1555

Av. João Ometo, 200, Jd. Panambi - Santa Bárbara d'Oeste, SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por