Núcleo de Educação Integrada realiza a 4ª edição de seu festejo junino, na última sexta-feira de junho, dia 29.

foto edição 2017 do Arraiá do NEI

“Pedro Malasartes: perambulando pelo Brasil” é o tema do Arraiá do NEI, a festa junina do Núcleo de Educação Integrada que chega a sua 4ª edição e já figura na programação cultural de Santa Bárbara d'Oeste. Mais de 7mil pessoas já puderem prestigiar o espetáculo cênico promovido pelos alunos e educadores da escola da Fundação Romi.

Diferentemente das tradicionais quadrilhas, o Arraiá do NEI realiza uma apresentação teatral a céu aberto envolvendo mais de 200 atores (os próprios alunos), adereços cênicos, coreografias, muita música e todo o time de educadores da escola. Sob a Direção de Marcia Cristina Reis de Araujo e Denis G Ferreira Espanhol, Educadores de Expressão Corporal, e de Priscila de Carvalho, Educadora de Educação Física, os alunos encenarão uma peça, criada para o próprio arraiá, cujo personagem central, Pedro Malasartes, entre uma tramoia e outra, viaja pelas regiões do Brasil e conhece as manifestações culturais de cada espaço.

“O Pedro Malasartes é uma figura do folclore, dos livros de contos, do imaginário... A versão mais aceita é que teria sido criado na Península Ibérica e de lá veio para o Brasil. Aqui tornou-se um exemplo da inteligência malandra e criativa. Sua característica marcante é nunca se sentir culpado em usar da esperteza para driblar as pessoas em proveito próprio. Esse personagem icônico é que dará voz ao nosso espetáculo junino”, sinaliza Marcia. “No melhor estilo ’caipira malasartiano’, nosso Malasartes vai perambular pelo Brasil sertanejo e trazer ao público manifestações como a Dança dos Arcos, o Boi-bumbá, o Carimbó, o Frevo, a Catira, o Forró, o Samba e o Pau de Fitas”.

“E tudo isso protagonizado pelos nossos próprios alunos”, acrescenta Priscila. “A encenação é fruto de um intenso trabalho de pesquisa que não começa na festa junina em si, mas sim, envolve uma série de elementos e desafios das Áreas de Conhecimento trabalhadas na escola. Desde a evolução da música, até as expressões de renomados artistas, passando pela identidade gastronômica e a descoberta da pólvora dos fogos de artifício. Tudo, em algum momento, integra-se à construção do conhecimento. E o resultado é um espetáculo como esse”, conclui.

Denis afirma que as cenas foram pensadas para ilustrar a temática de Pedro Malasartes. “Serão várias histórias da vida deste personagem interpretadas pelos alunos do Núcleo de Educação Integrada que aceitaram o desafio de pesquisa, ensaio e preparação. Para a elaboração desses personagens, os alunos assistiram ao filme ’O Auto da Compadecida’ para adquirirem referencial, já que o personagem João Grilo muito se assemelha ao próprio Pedro Malasartes".

Além do espetáculo, todo o ambiente da escola estará tipicamente decorado. São mais de 15 barracas de bebidas e alimentação, espaço infantil e jogos. “Convidamos a todos para prestigiarem esse evento. Estamos trabalhando fortemente para valorizar as comemorações típicas do universo caipira e promover um ambiente acolhedor para alunos, familiares e amigos vivenciarem o melhor dessa rica cultura”, convida Ericka Vitta, Diretora do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi.

O Arraiá do NEI está programado para iniciar às 18h, na sexta-feira, 29/06. Os ingressos e reservas de mesas podem ser adquiridos, antecipadamente, na Secretaria do NEI, a partir de segunda-feira, 11/06. O atendimento é sempre de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações também podem ser obtidas através dos telefones 3499-1556 e 3499-1553. O Núcleo de Educação Integrada fica à Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera em Santa Bárbara d'Oeste, SP.