Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

Núcleo de Educação Integrada adota Moodle para otimizar a autonomia e a gestão do aprendizado pelos próprios alunos.




“Trabalho com o Moodle desde 2005 e, tenho a plena convicção de que o sistema representa um grande avanço quando o assunto é autonomia e gestão do aprendizado. Hoje, todas as escolas e universidades de ponta no Brasil utilizam a plataforma. No exterior, tal como a Harvard University e o MIT – Massachusetts Institute of Technology, há grandes organizações de ensino também utilizando o Moodle como suporte ao ensino. Além da capilaridade possibilitada pela dinamicidade do ambiente online, como apoio ao ensino presencial sua potencialidade é imensa. Tenho certeza que enriquecerá e muito nosso trabalho no NEI” é o que afirma a Diretora do Núcleo de Educação Integrada, Ericka Vitta.

O Moodle é um sistema de gerenciamento de aprendizado gratuito e de código aberto, distribuído sob a Licença de Software Livre (GNU GPL), ele foi desenvolvido com base em princípios pedagógicos. Sua plataforma é usada para possibilitar a autonomia da aprendizagem combinando sala de aula invertida, e-learning e b-learning.

Em constante aprimoramento, a filosofia do Moodle é fundamentada na Psicologia da Aprendizagem, de Lev Vygotsky, ou seja, a plataforma adota a tese de que o conhecimento é uma construção social fruto da interação entre sujeitos. Assim como para Vygotsky, com foco na interação e construção colaborativa de conteúdo e sua contínua evolução, a adoção do Moodle para o Núcleo de Educação Integrada era inevitável, haja vista que, tal tese, em muito, dialoga com a metodologia de ensino da escola. “Acreditamos que toda a construção do conhecimento se origina através das relações entre as pessoas, as coisas e as não-coisas. Estamos convictos de que o conhecimento é uma produção social”, pontua Ericka.

Inteligível, a plataforma oportuniza, aos nativos da era digital, uma permeabilidade muito tranquila. Os alunos, sobretudo os mais jovens, em minutos já dominam as formas e meios de interatividade com os espaços, salas virtuais e conteúdos. Os educadores, principalmente os mais velhos, ainda que imigrantes frente à tecnologia digital, não se deparam com qualquer transtorno decorrente do uso da plataforma Moodle. Sua navegabilidade é intuitiva, graças ao desenvolvimento colaborativo e à sua ampla gama de recursos.

“O fato é que a evolução dos meios e formas de otimizar a aprendizagem é inevitável. Métodos tradicionais, salas engessadas, apostilas, carteiras e lousas já não suprem as necessidades, nem do mercado, nem do meio, tampouco dos alunos. A adoção de tecnologias para facilitar o aprendizado e melhorar o desempenho criando, usando e gerenciando processos e recursos tecnológicos apropriados à produção de conteúdo, construção do conhecimento e aprimoramento ético é uma onda em plena rebentação. Há os que irão surfar e os que irão se chocar. Estamos, aqui no Núcleo de Educação Integrada, preparando as próximas gerações para buscarem e fruírem o que há de melhor", conclui a Diretora do NEI.

Receba nossas novidades

19 3499.1555

Av. João Ometo, 200, Jd. Panambi - Santa Bárbara d'Oeste, SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por