Estação Cultural promove Oficina de Criação e Gestão de Projetos Culturais para capacitar fazedores de cultura na elaboração e gestão de projetos.

A Estação Cultural, espaço revitalizado e mantido pela Fundação Romi, realiza mais uma ação cultural: a Oficina de Criação e Gestão de Projetos Culturais. Contemplada no EDITAL EC0002/2018 – CHAMADA PÚBLICA PARA OFICINEIROS E EDUCADORES CULTURAIS, publicado pela própria instituição, a proposta a ser executada traz técnicas e orientações para criar e elaborar projetos culturais e, através deles, buscar oportunidades de realização e financiamento da proposta.

A oficina, de proponência do produtor cultural e arte-educador Amauri de Oliveira, irá capacitar, auxiliar e orientar artistas e produtores na redação de projetos para submissão à editais públicos e privados, além de captação via patrocinadores diretos. Serão cinco encontros, as quintas-feiras, a partir do dia 03 de maio, das 19h às 21h.

Gestão e Produção Cultural no Brasil são termos que vem em crescente. Prova disso é o aumento de cooperativas, redes e coletivos de artistas e produtores culturais, incentivados pela ampliação dos mecanismos de apoio e financiamento à cultura, tanto no setor público quanto privado.

Para Amauri de Oliveira capacitar fazedores de cultura para gerenciar projetos e políticas culturais é fundamental. “Esta oficina foi elaborada para proporcionar uma compreensão ampla e detalhada de cada uma das etapas que compõem o projeto cultural: a elaboração, a execução e a prestação de contas. Destina-se aos produtores criativos, sobretudo àqueles que começaram a trilhar o caminho do empreendedorismo cultural, um caminho que exige técnicas e procedimentos para disputar as fontes de financiamento disponíveis nos setores públicos e privados”, afirma.

Para participar da oficina, que oferece 20 vagas, é necessário ter 18 anos ou mais. Gratuita, serão cinco (05) encontros, às quintas-feiras das 19h às 21h, com previsão de início para o dia 03 de maio. A inscrição deve ser realizada diretamente na Estação Cultural. O atendimento na Estação Cultural é de terça a sexta-feira, das 09h às 18h, aos sábados das 08h às 17h e, aos domingos, das 08h ao meio dia. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4830 ou 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d'Oeste.