Fundação Romi promove a 1ª Roda de Capoeira com os alunos da Oficina de Capoeira Socioeducativa da Estação Cultural.

A Estação Cultural, espaço multicultural, mantido e revitalizado pela Fundação Romi, oferece, gratuitamente, a Oficina de Capoeira Socioeducativa voltada, prioritariamente, às crianças e adolescentes de Santa Bárbara d'Oeste e região. Os participantes aprendem, não apenas, o gingado, a luta e o jogo, mas também, o manuseio dos instrumentos e a cantar cantigas impregnadas de história. Como resultado dos encontros semanais, o contramestre Motta, da Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro, oficineiro desta ação cultural, comandará a 1ª Roda de Capoeira de 2018. O evento, gratuito, é aberto ao público e acontece no dia 15 de abril, domingo, às 10h, no Armazém da Estação Cultural.

Os participantes irão mostrar ao público presente os movimentos e as organizações típicas da Capoeira, com ginga e musicalidade. “Queremos despertar o interesse dos presentes para elementos ricos do nosso país”, destaca o Contramestre Motta. Idealizador da oficina, Motta afirma que o projeto da Estação Cultural vem difundir a importância da herança cultural africana, destacando as diversas influências que ela [a Cultura] exerce em nossa cultura nacional. “Queremos promover um espaço de formação e difusão da cultura, através dos diversos agentes e bens artísticos produzidos nas comunidades de Santa Bárbara d’Oeste, buscando a democratização e o maior acesso aos projetos culturais pelas comunidades e bairros da periferia da cidade”, afirma.

A Capoeira e a Oficina Socioeducativa

A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de uma ritmada música. A Roda de Capoeira tem por razão social, além da salvaguarda do bem cultural de natureza imaterial, conforme determina o Decreto nº 3.551 de agosto de 2000 e Resolução nº 001, de 03 de agosto de 2006, divulgar e valorizar um conjunto de misturas brasileiras, preservadas e constituídas, principalmente, por descendentes de escravos africanos.

Contribuir para a redução da vulnerabilidade e risco social e da evasão escolar por meio da prática da Capoeira, tendo por finalidade a disseminação de princípios e valores como respeito, tolerância, equidade, cidadania e a valorização dessa tradição nativa que congrega arte e cultura vem sendo o objetivo traçado pela Estação Cultural da Fundação Romi ao promover a Oficina de Capoeira Socioeducativa.

Nas Oficinas de Capoeira Socioeducativa o aluno tem acesso aos fundamentos da arte, sua história e seus instrumentos. Não há limite de idade. As atividades acontecem aos sábados, das 11h às 13h. Gratuita, a inscrição deve ser realizada diretamente na Estação Cultural. O atendimento na Estação Cultural é de terça a sexta-feira, das 09h às 18h, aos sábados das 08h às 17h e, aos domingos, das 08h ao meio dia. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4830 ou 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.

Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera - Santa Bárbara d'Oeste, SP