Fundação Romi publica seu Balanço Social e Relatório de Sustentabilidade edição 2017/2018.

Coral do Núcleo de Educação Integrada e Orquestra Filarmônica Ninho Musical realizam apresentação na cerimônia de 10 anos de Estação Cultural, espaço multicultural da Fundação Romi.

“'Seríamos ousados em dizer que desejamos ser como uma música, atemporal e vivaz, pronta para ser sentida por outras gerações? Não, não seríamos. Somos a Fundação Romi, fascinados por educação e cultura e, acima de tudo, por transformar a história das pessoas'. Esse é o último trecho de nosso mais recente vídeo institucional. Com pouco mais de três minutos, a peça resume, poeticamente, quem somos, o quê fazemos, por que e para quem fazemos. Sermos atemporal e vivaz, transformando a história de quem faz a nossa história, sintetiza nossa mais alta aspiração”, é o quê afirma o Superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti.

A instituição que, para além do cumprimento legal, mas sim, como um ato de transparência aos seus pares, sobretudo, à sociedade civil e beneficiários, publicou no último final de semana, seu Balanço Social e Relatório de Sustentabilidade, no Diário Oficial da União. No último ano, 2017, os principais investimentos da Fundação Romi foram aplicados em educação, economia criativa e em combate à vulnerabilidade e risco social. Foram mais de R$4.5 milhões destinados a ações e projetos que beneficiaram, diretamente, 43.907 pessoas.

“Foi com muito orgulho que celebramos os 60 anos da Fundação Romi, 'Construindo o Conhecimento'. Investimos toda a nossa capacidade e dedicação favorecendo milhares de pessoas, direta e indiretamente. Somos uma instituição de educação e cultura, sem fins lucrativos, privada e com fins públicos. Um organismo vivo de aprendizado contínuo, que vem empenhando esforços para maximizar o impacto do investimento social privado em Santa Bárbara d’Oeste e região”, aponta Vainer. “Nossa história e trajetória fundem-se à de Santa Bárbara d’Oeste, que celebra seus 200 anos. Participar da transformação da sociedade, sobretudo, quando vemos o resultado gerado através de nossas ações, é sublime”, reitera.

Com a missão de promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi iniciou seu legado em 1957. Para comemorar seus 60 anos de instituição, uma série de ações preencheram a programação anual, impactando milhares de espectadores. Um selo comemorativo foi adotado e aplicado em todas as publicações; a entidade promoveu duas mostras fotográficas itinerantes, intituladas “Varal da História” e “Construindo o Conhecimento”; estruturou sua Linha do Tempo ilustrando, em 19 metros da parede, imagens que contam a trajetória da Fundação Romi, além de criar uma página dedicada em seu portal web com conteúdos extras. Lançou seu mais novo vídeo institucional e promoveu um espetáculo musical no Teatro Municipal de Santa Bárbara d’Oeste “Manoel Lyra”.

Para além das festividades, a Fundação Romi também fez-se representar no Global Child Forum na América do Sul junto a mais de 350 líderes e influenciadores de empresas, governos, sociedade civil e universidades mundiais para conectar, colaborar e compartilhar as melhores práticas em torno de alguns dos desafios mais críticos enfrentados pelas crianças do globo.

Somado a isso, com a proposta de promover um espaço de diálogo sobre a atuação do investimento social privado (ISP) no campo cultural, assim como, fortalecer a articulação dos institutos e fundações nesse setor, também se integrou à Rede Temática de Cultura, dividindo espaço com as maiores organizações sociais do país para debater Políticas Nacionais de Incentivo à Cultura.

Além disso, com a mesma inspiração, uniu-se à Rede Investidores Sociais do Interior Paulista visando fortalecer o investimento social na Região Metropolitana de Campinas, em consonância com as áreas de atuação de institutos, fundações e empresas locais, estabelecendo um espaço de articulação, aprendizado e de atuação colaborativa. Não obstante, também ingressou à Rede Temática de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, cuja proposta tem sido tramitar, tanto no universo privado quanto nas esferas do Estado, a formulação de políticas e a alocação de recursos, priorizando a redução da violência e a garantia de direitos da criança e do adolescente na esfera nacional.

Paralelamente a tudo isso, a Fundação Romi manteve suas áreas estruturantes funcionando a “pleno vapor”: o atendimento de mais de 100 crianças em situação de risco e vulnerabilidade social através do Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil; a manutenção do Núcleo de Educação Integrada com escolarização integral de mais de 230 adolescentes; a promoção da Educação Patrimonial do Centro de Documentação Histórica, com o atendimento de mais de sete mil crianças; e, o Processamento Técnico, também do CEDOC, para guarda, preservação e disponibilização do acervo histórico à população. Por fim, a Estação Cultural, que atendeu mais de 15mil pessoas no último ano, por meio da promoção e realização de oficinas livres e de formação, além de uma série de eventos culturais.

“Empenhamos, transformamos, empregamos, investimos, crescemos. Apesar do atual momento econômico brasileiro, após dois anos de uma das mais severas recessões da história, seguido da estagnação do último ano e da influência das próximas eleições na economia, estamos ampliando nossos investimentos em educação e cultura. O montante, superior às cifras empreendidas nos últimos 10 anos, visa otimizar os projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas da Estação Cultural, vem aperfeiçoar e revitalizar o espaço do Centro de Documentação Histórica, dedicado à guarda, preservação e exposição da memória de Santa Bárbara d’Oeste, além de expandir o número de vagas escolares, ampliar os níveis de ensino ofertados – do Ensino Infantil ao Médio – e reestruturar, fisicamente, o Núcleo de Educação Integrada. Aos 60 anos, reiteramos que estamos mais fortes que nunca”, conclui Vainer Penatti, Superintendente da Fundação Romi.

Fundamentado no princípio da transparência, aqueles que queiram aprofundar-se nos investimentos e feitos providos pela Fundação Romi, podem acessar as publicações disponíveis no portal da entidade através do link fundacaoromi.org.br/balancosocial. Estas produções são publicizadas constituindo o sentido de manter firme o cumprimento da missão da instituição – promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura – além de fortalecer o propósito de ser reconhecida como importante agente de transformação social, preservando seus valores, comportamento ético e compromisso com o desenvolvimento de Santa Bárbara d’Oeste e região.

Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera - Santa Bárbara d'Oeste, SP