Alunos do Núcleo de Educação Integrada voltaram às aulas nesta segunda-feira, 29.

Os alunos do NEI retomaram suas rotinas escolares na última segunda-feira, 29 de janeiro. O receptivo, no Núcleo de Educação Integrada, envolveu um tour pelos espaços da própria escola e de toda a Fundação Romi – são 50mil m² de área verde e mais de 5mil m² de edificações que abrigam, além do NEI, a sede administrativa da Fundação Romi e o Centro de Documentação Histórica. Os alunos revisitaram esses espaços e, os novos ingressos, foram ambientados e estimulados à ocuparem e usufruírem toda a estrutura que a Fundação Romi disponibiliza aos alunos do Núcleo de Educação Integrada. Convidada pela Comunicação da Fundação Romi, Ericka Vitta, Diretora do Núcleo de Educação Integrada, responde algumas questões sobre o ano de 2018 para a escola.

Comunicação da Fundação Romi: Quais são as expectativas para 2018?
Ericka Vitta: O ano de 2018 será marcado para todos nós como um “marco” de crescimento da escola nos aspectos estruturais e educacionais. Viver esse momento histórico significa nos comprometer com a qualidade dos serviços prestados à comunidade e assim, lapidarmos o processo educativo para brilhar ainda mais. Novos espaços, recursos pedagógicos e formação continuada dos educadores aliados a essência dos princípios pedagógico adotados pelo Núcleo de Educação Integrada, deverá alavancar as metas traçadas e almejadas para esse ano.

Comunicação da Fundação Romi: O que os alunos podem esperar desde ano?
Ericka Vitta: Nos preparamos com afinco para inovar, planejar 2018 e surpreender nossos alunos. Mas será que isso é possível? Sim, claro, ofertando mais oportunidades para que exerçam seu protagonismo ativamente através dos desafios e projetos que desenvolverão ao longo do ano. Intensamente eles assumirão o processo educativo e atuarão como agentes de transformação na sociedade como voluntários, representantes de classe, equipes de ajuda mutua entre pares, estudos culturais externos e participação efetiva das comemorações dos 200 anos de Santa Barbara.

Comunicação da Fundação Romi: Faz parte da metodologia de ensino do Núcleo de Educação Integrada a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Assim, qual será tema dos Desafios deste ano?
Ericka Vitta: “O Homem: a medida de todas as coisas” será o tema gerador do ano de 2018, assuntos como a Evolução, Diretos e Deveres, Ética e Cidadania e reflexões sobre Vida, Valores e Família estarão presentes nos subtemas. Os alunos serão desafiados a buscarem outros temas e problemas que julguem estar afetando o homem (ser humano) em sociedade, propor possíveis soluções e criar “protótipos” que materializem suas ideias será a grande diferença desse ano. Atuamos para formar jovens que busquem melhorar o mundo que vivem, assim desenvolveremos habilidades para conhecer, compreender, analisar, sintetizar, avaliar e criar, significando e, desta forma, os conceitos trabalhados na escola.

Comunicação da Fundação Romi: O Núcleo de Educação Integrada sempre promove uma série de ações culturais, tanto voltadas para a comunidade escolar quanto para a população barbarense e do entorno. Qual será a programação cultural da escola este ano?
Ericka Vitta: Estamos planejando uma série de ações que vão deste promover relações aproximativas entre alunos e a comunidade externa, até compor o calendário do ducentenário de Santa Bárbara d'Oeste. Nossa agenda cultural este ano conterá atividade de escotismo com acantonamento, escolhas vocacionais com convidados atuantes no mercado, integração família na escola, festival de pipas, mostra científica, ciclismo, ação solidária com a comunidade e um musical especialmente preparado para os 200 anos de Santa Bárbara. Literalmente, será um ano espetacular.