Oficina de Capoeira Socioeducativa da Estação Cultural está com inscrições abertas

Contribuir para a redução da vulnerabilidade e risco social e da evasão escolar por meio da prática da Capoeira, tendo por finalidade a disseminação de princípios e valores como respeito, tolerância, equidade, cidadania e a valorização dessa tradição nativa que congrega arte e cultura é o objetivo traçado pela Estação Cultural da Fundação Romi ao promover a continuidade, em 2018, da Oficina de Capoeira Socioeducativa, ministrada pelo contramestre Motta, da Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro.

Os participantes da Oficina de Capoeira Socioeducativa aprendem não apenas o gingado, a luta e o jogo, mas também, a tocar os instrumentos típicos e a cantar cantigas impregnadas de história oral, além de componentes morais e éticos primordiais ao fortalecimento de vínculos familiares e a convivência social. A proposta traz à tona a cultura popular, de matriz africana, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade com seu ritmo, canto, dança e música. Os participantes da Oficina de Capoeira Socioeducativa, por maio das atividades, conscientizam-se acerca de suas responsabilidades, empenho e disciplina e, consequentemente, saúde e bem-estar.

Voltado prioritariamente às crianças e adolescentes, mas não limitadas a elas, tampouco à faixa etária, identidade ou gênero, a Oficina de Capoeira Socioeducativa é tanto para iniciantes quanto para aqueles que já tenham vivência. Inseridos em um grupo diverso, heterogêneo, em prol de um objetivo único e harmônico, os alunos sentem-se parte do todo. “É esta atmosfera salutar que vem a contribuir para a redução da vulnerabilidade social e evasão escolar”, pontua o Superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti.

Para o contramestre Motta oportunizar o acesso a Capoeira às crianças e adolescentes oferecendo uma atividade socioeducativa, sustentando uma sintonia entre as oficinas e a aquisição de componentes morais e éticos, indispensáveis para o desenvolvimento harmonioso de caráter cidadão, são as bases deste projeto. “A valorização da cultura, arte e esporte, vinculado ao bom desempenho escolar dos beneficiados tem por estratégia a ocupação do tempo de exposição dessas crianças e adolescentes, diminuindo possíveis riscos decorrentes da ociosidade e má influência”.

Gratuita, os encontros da Oficina de Capoeira Socioeducativa ocorrem aos sábados, das 11h às 13h. As inscrições para novos ingressos devem ser realizadas presencialmente na Administração da Estação Cultural. O atendimento é de terça a sexta das 09h às 18h, aos sábado das 08h às 17h e, aos domingos, das 08h ao meio dia. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d’Oeste, SP. As atividades retornam em janeiro de 2018. Mais informações podem ser acessadas no site, através do link, www.estacaocultural.org.br ou pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830.