Edição de dezembro da Estação Artesanal acontecerá em dois dias e trará várias opções para presentear no Natal

O mês de dezembro marca o encerramento de mais um ano e, consequentemente, festividades e confraternizações. Que tal presentear pessoas importantes com produções artesanais e exclusivas? A Estação Cultural, espaço revitalizado da centenária estação ferroviária, mantida pela Fundação Romi, aberta às manifestações da comunidade nas suas mais diversas formas de expressão, realizará nos dias 09 e 10 de dezembro, sábado das 10 às 17 horas e domingo das 08 às 12 horas, a 7ªEstação Artesanal. A proposta, que chega com mais de 50 participantes, é incentivar os artesãos e os trabalhadores manuais a movimentarem a economia criativa em Santa Barbara d'Oeste.

Essa edição marca mais uma inovação da Fundação Romi que, atendendo aos pedidos dos artesãos, realizará o evento em dois dias. Para o superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti, a proposta e o desafio atinge o objetivo que é fomentar a economia criativa. “Aceitamos promover a feira em dois dias por uma surpreendente demanda vinda dos próprios artesãos que já reconheceram a mostra como um importante mecanismo de exposição de seus trabalhos, expansão dos contatos e comercialização dos seus produtos”, afirma.

O público presente irá desfrutar de um final de semana diferente com artesanato, comida, cultura, contação de história, livro, oficinas culturais e música. No sábado acontecerá aula aberta de capoeira com o contramestre Motta e os participantes da oficina, às 11 horas. Na sequência contação de histórias com Melissa Elisa, artista visual, e Ray Terceiro, pedagogo. Às 15 horas lançamento e apresentação do livro “Lições para Compartilhar”, do fotógrafo Tyto Neves.

No domingo haverá oficina “Arte na lata”, com a artista plástica Elisabete Padovezi, onde será aprendida técnica para confecção de bijuterias com material reutilizável, e também, “Oficina de Fotografia com Celular”, com técnicas para fotografia de celular, com o fotógrafo Tyto Neves, ambas às 09 horas. Paralelamente terá a edição de dezembro da Barraca do Livro Viajante, com a participação de contadores de história da Confraria do Conto, a partir das 09h30.

Os expositores desta edição foram selecionados por meio do EDITAL EC0005/2017 CHAMADA PÚBLICA PARA ARTESÃOS SÉTIMA EDIÇÃO DA ESTAÇÃO ARTESANAL DE 2017 Tradicionalmente, o artesanato é uma produção na qual o artesão possui os meios de produção, sendo ele mesmo o proprietário da oficina e das ferramentas, e trabalha realizando todas as etapas da confecção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento, ou seja, o produto é único, é a materialização do talento e do esforço artístico de cada um.

Serviço – A 7ª Estação Artesanal acontece dia 09 e 10 de dezembro. No sábado, 09, das 10h às 17h. Já no domingo, 10, o evento vai das 8h ao meio dia. A entrada é franca. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera - Santa Bárbara d'Oeste, SP