Alunos do Núcleo de Educação Integrada recebem o Hidrogeólogo Sergio Pytagoras Constantini para uma roda de conversa.

Graduado em Geologia e Mestre em Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Mato Grosso, Sergio Pytagoras Constantini, que atualmente trabalha no projeto “Águas Para o Futuro” do Ministério Público Estadual do Mato Grosso, projeto este que visa mapear e caracterizar as nascentes urbanas em Cuiabá, resolveu, nesta segunda-feira, 27, visitar sua antiga escola, matar saudades e, de quebra, bater um bom papo com os adolescentes do Núcleo de Educação Integrada.

O Hidrogeólogo Sergio afirma que sua formação possui uma área de atuação com ampla abrangência e que antes de cursá-la ele procurou entender o que era e o que fazia um Geólogo. No primeiro momento já descartou as áreas de Petróleo e Gás, com isso, sobraram poucas faculdades no Brasil. Ao longo da graduação foi conhecendo realmente a profissão e suas áreas de atuação. No Trabalho de Conclusão de Curso realizou um estudo de caso na área de Nobres, estado do Mato Grosso, sob a orientação do Profº Dr. Frederico Soares Dias – pesquisador que por 28 anos atuou em saneamento básico – e, foi nesse momento que decidiu que gostaria de seguir os mesmos passos de seu orientador e tornar-se Hidrogeólogo. “Sempre quis trabalhar em algo que pudesse contribuir, de forma relevante, para a sociedade. Escolhi a área de hidrogeologia, pois, é essencial para as futuras gerações”, afirma Sergio.

Essencialmente educador e naturalmente didático em sua fala, sua estada no Núcleo de Educação Integrada vai além de uma visita saudosa. “Foram dois anos muitos bons em minha vida que me preparam para desafios dos quais eu não imaginava que enfrentaria. Gostaria de, de certa maneira, retribuir meus estudos nesta estimada instituição, trazendo aos novos alunos um pouco do que vivi, experimentei e pude estudar. Gostaria que isso despertasse o interesse de alguns para essa área da Ciência que é tão pouco estudada. Além disso, passar a eles o meu exemplo: qualquer um que esta no Núcleo de Educação Integrada tem capacidade para estudar além e crescer mais”.

Sergio oportunizará aos alunos do NEI uma palestra sobre a dinâmica da água e das rochas no planeta e, na sequência, uma roda de conversa acerca de suas experiências e escolhas. A pauta central da conversa é parte do tema semestral dos desafios transversais da escola. Os educadores do NEI trabalham por meio do Aprendizado Baseado em Problemas (Problem-Based Learning – PBL), ou seja, destacam o uso de um contexto – neste semestre a dinâmica da água – para o aprendizado, promovendo o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo e também estimulando o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante. Sergio relembra que o aprendizado tira o aluno do papel passivo, para de agente ativo e principal responsável pelo seu aprendizado.

Matrículas abertas – O Núcleo de Educação Integrada segue com matrículas abertas para o Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano. Escola integral em período integral. Os interessados em participar do Programa de Bolsas Integrais, as inscrições vão de 26 de outubro até 03 e novembro. O NEI fica à Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, Santa Bárbara d'Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br/nei. www.educacaoquetransforma.org.br

Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera - Santa Bárbara d'Oeste, SP