Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil encerra seu ciclo com números extraordinários.

O CEDIN, a escola de educação infantil voltada para o atendimento de crianças de 4 e 5 anos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social, fruto da parceria firmada entre a Fundação Romi e a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, encerra seu ciclo de vida.

Resultado da expertise em educação da Fundação Romi e, segundo a Secretária de Educação, Sra. Tânia Mara da Silva, "um importante e inovador mecanismo de escolarização infantil em Santa Bárbara d'Oeste", o CEDIN oportunizou a formação educacional de aproximadamente 1000 crianças em toda sua trajetória. Além disso, foram mais de 80 profissionais de educação que vivenciaram a metodologia desenvolvida e empregada pela instituição, habilitados a multiplicarem seus conhecimentos e propagarem, em seus novos postos de trabalho, uma moderna e transformadora forma de educar.

Por meio desta metodologia inovadora, os educadores que atuaram no CEDIN vivenciaram o trabalho lúdico como sendo seu o maior e melhor recurso didático. Compreenderam que através dele é possível estimular as várias inteligências da criança, permitindo que ela se envolva de forma significativa em tudo que esta sendo realizado. “É hora de propagarmos, em toda a rede, que uma nova e inovadora forma de ensinar é possível e muito mais efetiva”, pontua o Superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti.

Compõe a essência da Fundação Romi o fomento e o aporte aos grandes parceiros em atendimento à sua Missão de promover o desenvolvimento social e humano através da Educação e Cultura. Assim, ao longo de sua trajetória a Fundação Romi abrigou muitos programas e projetos, como o Centro de Aprendizagem Industrial em parceria com o SENAI-SP, manteve em seu espaço o Instituto Técnico de Eletrônica Industrial em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. Operacionalizou, junto à Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d'Oeste, o projeto “LOGO na Escola Pública” – projeto de acesso à informática e à linguagem LOGO de programação nas escolas do município –, manteve o projeto “Abelhas Ocupadas”, por mais de 10 anos, com atendimento a crianças do Ensino Fundamental I aos sábados, além de uma série de outros programas e projetos de fomento, viabilizados por meio de parcerias. “Em todas estas iniciativas havia um ciclo de vida para que a emancipação de cada ação, programa ou projeto fosse plenamente atingida”, ressalta o Superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti.

“O CEDIN é mais uma dessas experiências de sucesso protagonizada pela Fundação Romi em parceria com atores sociais, neste caso, a Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d'Oeste. Entendemos que após esses oito anos, que virão a se completar em 2018, atingimos a maturidade necessária e já é possível replicar, o que foi criado na instituição, em outras unidades de ensino do município. Diagnosticamos, juntos, que uma nova e transformadora forma de educar – acessível, humana e construtiva – é viável e muito mais efetiva. Para nós foi um grande prazer e orgulho fazermos parte disso”, conclui o Superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti.

O Superintendente da Fundação Romi esclarece que todo aporte necessário a esta operação vem sendo executado com maestria pela equipe da Fundação Romi e Secretaria Municipal de Educação. “Estamos junto à Secretaria Municipal de Educação reordenando as crianças e os profissionais de educação para que o impacto seja mínimo. Todos serão integralmente assistidos, sobretudo, os pequenos alunos que serão alocados em uma nova unidade escolar do município. Para a rede pública de ensino será um grande ganho, os profissionais que passaram pelo CEDIN estão muito bem qualificados na vanguarda da educação e terão, como missão, compartilhar e multiplicar os saberes que acumularam aqui”, finaliza.

Próximos passos

A Fundação Romi está planejando a implementação de novos e grandes projetos em 2019 e, para isso, será necessária a preparação e reorganização de suas instalações e infraestrutura. O encerramento do Convênio, firmado entre a instituição e a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d'Oeste, que viabilizava o funcionamento do Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil, previsto para ser encerrado paulatinamente até 2020, foi antecipado, tanto para otimizar a logística da Secretaria Municipal de Educação, quanto para viabilizar a operacionalização desta nova fase da Fundação Romi – instituição que há 60 anos investe no desenvolvimento social de Santa Bárbara d'Oeste.

Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera - Santa Bárbara d'Oeste, SP