Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

Estação Cultural abre inscrições para Oficina Livre de Teatro com Tatiane Carcanholo.




A Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste, espaço revitalizado e mantido pela Fundação Romi, abre inscrições para mais uma Oficina Livre. A oportunidade é para os apaixonados pelo teatro. “Portas Teatrais” acontecerá em quatro encontros: dias 14, 16, 21 e 23 de novembro. São duas terças e duas quintas-feiras, das 15h às 17h30. Os interessados em participar devem ter idade a partir de 16 anos, e se inscreverem na administração da Estação Cultural a partir do dia 24 de outubro.

A oficina pretende levar aos participantes debates e dinâmicas do jogo teatral que serve como treinamento de controle e eleição de suas emoções, traçando um perfil gestual e textual de cada um de acordo com o resgate de seu próprio acervo cultural. A partir de situações reais e lúdicas de relações, dimensionar sensorialmente escolhas emocionais, físicas e psíquicas, entendendo que o sentir é uma das seleções mais importantes do processo comunicativo.

Para a idealizadora da proposta Tatiane Carcanholo, jornalista e atriz com um vasto currículo, o registro que o participante fará durante cada ensaio de composição, perceberá como usá-lo numa determinada cena e abrirá suas portas internas. “Durante muitos anos briguei comigo mesma por errar e, principalmente, por errar no palco. Não admitia que depois de horas de ensaio pudesse cometer uma ’gafe’ Só não sabia que a forma podia mudar na hora, mas a essência – por ser consciente de onde estou e de quem sou (mesmo que ainda não completamente) – podia ser mantida pelo meu ’eu-atriz’ sob todas as coisas. Não se trata de passar uma imagem confortável, mas de, através de exercícios e treinamentos, ser capaz de recuperar um estado interno de intuição que leva a atingir um fim necessário à cena”, conta Tatiane.

“Portas Teatrais” é uma oficina teatral de curta duração que tem por objetivo trabalhar o autoconhecimento, a escuta e a concentração, como bases de um exercício de liberação e registro de emoções necessário ao intérprete. “O verdadeiro estado de ser do ator é aquele que permite sentir, ver, escutar, cheirar, pensar e agir a partir do aqui e agora, num organismo dinâmico que recebe treinamento específico para isso, a partir de técnicas que envolvem seu momento corporal físico, psíquico e sensorial”, conclui.

Tatiane Carcanholo é bacharel em Comunicação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP-2000) e em Interpretação Teatral, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA-2007), onde também cursou por três anos a graduação de Direção Teatral, sendo assistente dos diretores Luiz Marfuz, Ana Ribeiro, Marcelo Sousa Brito e Flávia Pucci. Aluna especial da pós-graduação em Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2009), em disciplinas com Matteo Bonfitto e Hermes Renato Hildebrant. Atua como atriz desde 1986, como jornalista desde 1997 e como diretora e educadora de artes desde 1999.

Serviço – A Oficina Livre de Teatro “Portas Teatrais”, com Tatiane Carcanholo, recebe inscrições a partir do dia 24 de outubro. Para participar é necessário ter mais de 16 anos. Serão disponibilizadas 20 vagas. A oficina é gratuita e a inscrição deve ser feita presencialmente na Estação Cultural, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, aos sábados, das 8h às 17h e, aos domingos, das 8h ao meio dia. A oficina acontecerá em quatro encontros: dias 14, 16, 21 e 23 de novembro, das 15h às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830 ou através do site pelo link www.estacaocultural.org.br.

Receba nossas novidades

19 3499.1555

Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera - Santa Bárbara d'Oeste, SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por