Mostra fotográfica, promovida pelo CEDOC, inicia as ações comemorativas dos 60 anos da Fundação Romi.

Inspirados em promover o desenvolvimento social e humano por meio da educação e da cultura, a Fundação Romi iniciou seu legado em 1957, através da realização do casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Pioneira na concretização de ações de investimento social, a Fundação Romi vem mantendo viva sua essência original: promover o desenvolvimento social.

Para comemorar seus 60 anos, instituição organizou algumas ações: o lançamento do selo comemorativo; a mostra fotográfica “Varal da História”; a exposição “Construindo o Conhecimento”, que dá nome às comemorações do sessentenário; o lançamento da Linha do Tempo, ilustrando os principais pontos de sua trajetória; e, por fim, o lançamento do seu vídeo institucional.

O “Varal da História”, que começa nesta segunda-feira (27), é uma exposição fotográfica que expõe um recorte do acervo do Centro de Documentação Histórica (CEDOC) da Fundação Romi. A mostra irá percorrer quatro pontos da cidade Santa Bárbara d'Oeste e exporá imagens do entorno do local onde ela, a exposição, estiver instalada. O visitante-espectador terá a oportunidade de vislumbrar a relação “como era "“ como é” ao olhar para aquelas imagens e transportá-las para os arredores, observando a evolução urbanística da cidade.

Na edição em frente ao CEDOC, Av. João Ometto, 118, as fotografias irão mostrar a região há 50 anos. A exposição traz cenas da Prefeitura Municipal na época de sua construção, da Escola Estadual Comendador Américo Emílio Romi, da Construção do Centro de Aprendizagem Industrial Fundação Romi-SENAI. Imagens que registram época em que os bairros que ficavam no entorno da Fundação Romi como Jardim Panambi, Jardim Primavera, Jardim Alfa e o residencial Terras de Siena que, sequer, existiam. Na sequência, quem recebe uma edição do “Varal da História” será a Praça Central, entre os dias 08 e 19 de Maio. Depois, o Parque dos Jacarandás, entre 10 e 21 de Julho e, por fim, o Parque Tom Leite, entre 04 e 15 de Setembro de 2017, onde cada Varal irá retratar a história de cada uma dessas regiões da cidade.

“Essa atividade extramuros, comemorativa aos 60 anos da instituição que guarda a memória de Santa Bárbara d'Oeste, pretende ampliar o acesso da população às fotografias do nosso acervo, difundindo o trabalho realizado pela Fundação Romi através do seu Centro de Documentação Histórica. Nossa proposta busca atingir um público que desconhece os serviços oferecidos pelo CEDOC, porque não conhecem, não tiveram acesso com os professores ou familiares, ou mesmo, por falta de oportunidade. Ao mesmo tempo, temos a expectativa de que em algumas das fotografias expostas possam ter, pessoas que estão retratadas, identificadas pelos espectadores” "“ pontua Sandra E. Souza, Coordenadora do CEDOC da Fundação Romi.

A exposição “Varal da História” além de transportar os visitantes para outros tempos, indaga e traz um convite: “Você sabia que o CEDOC da Fundação Romi guarda a memória de Santa Bárbara d'Oeste e que você, é você mesmo, faz parte desta história? Além de muitos outros documentos, a fotografia é um registro de recordações e acontecimentos que adoramos relembrar! Que tal nos ajudar a preservar a história de Santa Bárbara d’Oeste? Ligue pra gente e saiba como 19.3499.1558”.

Demais eventos comemorativos

A exposição “Construindo o Conhecimento”, que dá nome às comemorações dos 60 anos da instituição, o lançamento da Linha do Tempo, ilustrando os principais pontos de sua trajetória e, por fim, o lançamento do vídeo institucional da Fundação Romi, irão acontecer ao longo de 2017 e serão, em partes, divulgadas.

Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera - Santa Bárbara d'Oeste, SP