Alunos do Núcleo de Educação Integrada participam de mais uma edição do projeto “Recitar: a palavra em verso vivo”

Rapsódia Barbarense - esquete encenado na edição 2018 do Projeto “Recitar: a palavra em verso vivo”

O Projeto “Recitar: a palavra em verso vivo” deste ano trará novidades ao palco do Teatro Municipal “Manoel Lyra” de Santa Bárbara d’Oeste. O Concurso de Encenação de Poemas enaltecerá, de 6 a 9 de maio, poetisas na Categoria de Autora Consagrada e na Categoria Autor Barbarense o tema será “Migração”. O Projeto é voltado a estudantes barbarenses de Escolas Públicas e Particulares dos Ciclos I e II e do Ensino Médio e Técnico e grupos de teatro barbarenses.

Com o objetivo de despertar e cultivar o interesse pelas obras poéticas da Língua Portuguesa e valorizar novos talentos literários barbarenses, o projeto é realizado pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Ensino de Americana.

“Esse ano o Núcleo de Educação Integrada participará das três categorias estudantis nos dias 6, 7 e 8 de Maio. Cada categoria possui um esquete, uma encenação curta, de um poema de um autor renomado; e, um esquete barbarense, com um poema de autor da cidade. Este ano o “Projeto Recitar” trouxe a temática “migração” para os poemas barbarenses e, para o consagrado, as poetisas, com o intuito de dar foco às obras femininas. Nossos ensaios acontecem a todo vapor e contam com participação de 36 alunos. Dentre os pontos altos de nossa participação está o fato de que dois dos poemas barbarenses a serem encenados foram escritos pelos nossos alunos: Gabriel Ramos e Stephane Torrezan”, conta Denis Espanhol, Professor de Expressão Corporal do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi.

A ordem das apresentações dos esquetes das quatro categorias foi definida por sorteio na última quarta-feira, dia 24 de abril. Sob a Coordenação do Professor Denis, na Categoria Infantil, os alunos do 4º e 5º ano do Núcleo de Educação Integrada (NEI) abrem o evento no dia 6 de maio, segunda-feira. Já na terça-feira, 07, os alunos do 6º ao 9º ano, na Categoria Juvenil, serão o 4º grupo a assumirem o palco. Os estudantes do NEI voltam a abrir o espetáculo no dia 8 de maio, quarta-feira, com os alunos do Ensino Médio.

A Diretora do Núcleo de Educação Integrada, Ericka Vitta, reitera que “como muito bem pontua a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d'Oeste, o objetivo do “Recitar: a palavra em verso vivo” é despertar e cultivar o interesse, nos alunos da Educação Básica, pelas obras poéticas da Língua Portuguesa e valorizar novos talentos literários barbarenses. O projeto vai muito além das premiações, que, aliás, são secundárias. É uma política pública de construção do conhecimento e transformação do indivíduo por meio de uma educação que desafia e traz significado. Essa é a PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) que nossa escola tanto defende. Políticas públicas de educação colocam em prática medidas que garantam o acesso à educação. Obras poéticas, talentos literários e o espaço cultural do Teatro são educação”.

Segundo a organização do “Recitar: a palavra em verso vivo”, ao todo foram recebidas 33 fichas de inscrição de escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e Técnico, além de grupos de teatro da cidade. As inscrições foram realizadas de 1º a 12 de abril. As apresentações, que acontecem entre os dias 6 9 de maio, no Teatro Municipal Manoel Lyra em Santa Bárbara d'Oeste, iniciam sempre às 19h30, exceto a da Categoria Infantil que será às 14 horas, no Teatro. A Cerimônia de Premiação ocorre logo após as apresentações dos esquetes. O evento tem entrada gratuita e os ingressos são destinados, exclusivamente, às escolas e grupos participantes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3464-9424 ou pelo e-mail: teatro.cultura@santabarbara.sp.gov.br.

Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera - Santa Bárbara d'Oeste, SP