O Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi inicia as obras do ginásio poliesportivo e multicultural.

(da esq. para dir.) Administrador da Obra Sergio Gazzeta e Arq Manoel Vilas Boas

Em 03 de agosto de 2018, a equipe do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi recebeu representantes dos alunos, colegas de trabalho, educadores, autoridades públicas e da iniciativa privada além de convidados especiais para celebrar a inauguração da 1ª etapa da nova e renovada escola que, a partir daquele momento, passaria a atender da Educação Infantil ao Ensino Médio. Parte do projeto orgânico de crescimento do Núcleo de Educação Integrada está um moderno espaço poliesportivo e multicultural. “O ginásio do NEI é parte do projeto pedagógico e será intensamente utilizado”, pontua o Superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti.

Para a Diretora do Núcleo de Educação Integrada, Ericka Vitta, ter um ginásio que além de poliesportivo é multicultural, reitera a proposta inovadora da escola: “todos os nossos espaços têm um caráter pedagógico e são pensados para possibilitarem a interação entre os alunos e o ambiente. Visamos promover um maior diálogo entre “escola” e “estudantes”. Aqui, as salas de aula, com carteiras enfileiradas e lousas, dão espaço às áreas temáticas e integradoras, multidisciplinares e prontas para a criação de protótipos e soluções. Somos pioneiros regionais em metodologias ativas na educação, cuja proposta é formar alunos com múltiplas experiências, capazes de empreender e transitar com segurança por competências técnicas e emocionais, por isso, vimos oferecendo um ensino fundamentado na Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), em Equipes (TBL), em Projetos e em Centros de Interesse, conectando conteúdos teóricos às experiências vivenciais. Com nosso ginásio não seria diferente. Além das atividades da Educação Física, o espaço irá comportar a Expressão Corporal, a Música, os momento de lazer e os eventos da instituição”, conclui.

“Investimos muito em instalações, equipamentos, materiais e na capacitação das pessoas que estão aqui para oportunizar a melhor forma de educar aos nossos alunos”, reitera Vainer. “Ao todo, o complexo do Núcleo de Educação Integrada envolve seis prédios que somam 6mil m2 alocados em 50mil m2 de área verde, envolvendo mais de 30 salas ambiente, laboratórios e ateliês, espaços de convivência, além do ginásio multicultural e poliesportivo com capacidade para 1500 lugares, um campo de futebol com medidas semioficiais”, finaliza.

Salvo o ginásio, cuja previsão de entrega é junho deste ano, todas as demais edificações, respeitando cada fase educacional, ciclo e idade dos alunos, já estarão em operação a partir de 28 de janeiro quando inicia o ano letivo. O projeto arquitetônico do novo e renovado Núcleo de Educação Integrada é assinado pelo Arquiteto Manoel Vilas Boas, parceiro da Fundação Romi desde 2004 quando participou da institucionalização do espaço expositivo do Centro de Documentação Histórica e da revitalização da estação ferroviária que viria a tornar-se Estação Cultural.

Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera - Santa Bárbara d'Oeste, SP