Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

Núcleo de Educação Integrada e Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil passam a oferecer educação integral para alunos do município.


Educação Integrada da Fundação Romi torna-se parte do Ensino Regular de Santa Bárbara a partir de 2014. Núcleo de Educação Integrada e Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil passam a oferecer educação integral formal para alunos do município.

Ser uma entidade viva e dinâmica são características que acompanham a Fundação Romi ao longo dos seus 56 anos. De olho nas necessidades e mudanças do ensino no Brasil, a instituição anuncia que, a partir de 2014, seus projetos de educação Núcleo de Educação Integrada (NEI) e Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN) farão parte do Ensino Regular de Santa Bárbara d´Oeste. Assim, o NEI deixa de atender em contra turno e passa a oferecer educação integral formal para adolescentes do 6º ao 9º ano do município. Da mesma forma, o CEDIN manterá a parceria com a Secretaria de Educação do Município e funcionará como pré-escola em período integral.

"Com uma experiência de sucesso acumulada em 20 anos do NEI, era hora de alçar novos voos, provando ser possível levar essa metodologia inovadora de ensino à escola regular, sem perder suas características pedagógicas e nem comprometer sua qualidade", explica a superintendente da Fundação Romi, Márcia Ameriot.

Segundo a coordenadora pedagógica da instituição, Luciana Bueno Bruscagin, na metodologia de trabalho do NEI, o aprendizado acontece de forma prazerosa e conectada com a realidade, através de desafios que são preparados pelos professores. "As atividades são desenvolvidas em grupos, que vão em busca do conhecimento de forma autônoma, real e prática", ressalta.

NEI:
A metodologia de ensino do NEI abordará no total 15 áreas do conhecimento, sendo do currículo nacional, Português, Geografia, Inglês, Ciências, Educação Física, Matemática, História, e Artes, e também áreas de inteligências múltiplas, emocionais e de raciocínio como Música, Expressão Corporal, LOGO, Informática, Leitura e Interpretação, Lógica Matemática e Filosofia. Os alunos serão divididos em séries do 6º ao 9º ano, nas quais serão avaliados para darem prosseguimentos às séries seguintes. O NEI deixa de ser um ensino complementar, frequentado apenas no período oposto à escola, para se tornar, efetivamente, ensino regular integral. Assim como nos anos anteriores, haverá um processo seletivo aos interessados em estudar na Fundação Romi destinado aos estudantes de escolas públicas e particulares residentes em Santa Bárbara d´Oeste. Ao todo, a Fundação Romi abrirá 180 vagas para os alunos do 6º, 7º e 8º anos. As vagas do 9º ano serão preenchidas por adolescentes que já frequentam o NEI.

Processo Seletivo "" NEI
Os alunos interessados em participar do Processo Seletivo 2014 do NEI, podem se inscrever gratuitamente entre 25 e 29 de novembro pelo site da instituição: www.fundacaoromi.org.br. O exame será aplicado nos dias 07 e 08 de dezembro e será formado por questões dissertativas e de múltipla escolha. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3499-1556 e 3499-1553 .

CEDIN:
Assim como o NEI, as crianças do CEDIN deixam de frequentar o programa por meio período e passam a cursar a pré-escola regular em período integral. O CEDIN, que atende crianças de três a cinco anos, permanece com o convênio com a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara, que fará a seleção de alunos, portanto, não haverá processo seletivo.

Conheça o projeto pedagógico do NEI
Criado há 20 anos, o NEI é um projeto pioneiro de Educação Integrada que vai muito além do período que o aluno permanece na escola. Mas como isso acontece? Estudantes frequentam o NEI e realizam atividades voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades. Com uma metodologia participativa, o trabalho é desenvolvido em grupos, nos quais os participantes resolvem desafios criados pelos orientadores do programa nas diferentes áreas do conhecimento: Português, Geografia, Inglês, Ciências, Educação Física, Matemática, História, Música, Expressão Corporal, LOGO (linguagem de programação de computadores pedagógica), Informática, Leitura e Interpretação, Lógica Matemática, Filosofia e Artes.

De acordo com a coordenadora pedagógica da instituição, Luciana Bueno Bruscagin, as premissas pedagógicas do Núcleo consistem em promover o desenvolvimento integral dos adolescentes, através de estratégias de aprendizagem que estimulem a autonomia, a responsabilidade e o cuidar do outro. "Educamos para a formação completa do jovem, de forma que ele desenvolva competências para saber pesquisar, fazer, ter raciocínio lógico, trabalhar coletivamente, ter disciplina e, também, saber articular o conhecimento com a prática de outros saberes", explica Luciana.

Criado em 1993, o NEI já atendeu mais de três mil alunos ao longo dessas duas décadas.

Serviço
Período de inscrições: de 25 a 29 de novembro
Provas: 07 e 08 de dezembro
Vagas: 180 para alunos do 6º, 7º e 8º anos
Exame: formado por questões dissertativas e de múltipla escolha
Regulamento: veja aqui
Inscrições: ENCERRADO
Informações: 3499-1556 e 3499-1553

Você também vai gostar de ler:


Receba nossas novidades

19 3499.1555

Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera - Santa Bárbara d'Oeste, SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por