Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

Publicado em 04/05/2020

Início de atividades online nas mídias da Estação Cultural da Fundação Romi




Oficina Cultural "Bonecas de Pano" realizada em 2019

Para os que estavam com saudades das atividades promovidas pela Estação Cultural da Fundação Romi, podem festejar. O espaço plural e multicultural iniciou suas ações online, através no mundo virtual pelas mídias sociais, site oficial e canal do Youtube. A novidade começou com a publicação da #vitrinevirtual, uma série de vídeos que apresenta os trabalhos, com contatos, dos artesãos participantes da Estação Artesanal, versão 2020. A proposta é manter, e dar visibilidade, os criativos dentro da rotina das atividades da Estação Cultural, além de incentivar o consumo das peças e fomentar a economia criativa.

“Sabemos que diante do Distanciamento Social os emprenhadores buscam espaço para manter suas atividades e vendas”, afirma o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti. “Decidimos criar a #vitrinevirtual para que nosso público veja os trabalhos que os artesãos continuam fazendo, e também não esqueça da nossa feira de arte, cultura e gastronomia, intitulada Estação Artesanal, que assim que retornamos com nossa programação normal, ela continuará a ser realizada uma edição por mês. Muitos artesãos contam com as edições da feira como parte do seu orçamento. Foi a alternativa que encontramos de incentivá-los a continuarem o trabalho”, complementa.

Também foi publicado o “Tour Virtual”, um vídeo com informações e instruções de como navegar pelo site da Estação Cultural da Fundação Romi, e como explorar todo material disponível que conta a história da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d'Oeste. É uma ótima oportunidade para professores da disciplina de História, que estão trabalhando a unidade temática Circulação de pessoas, produtos e culturas presente na BNCC para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I. Pode ser acessado para os que buscam ampliar seus conhecimentos ou é apaixonado por ferrovias.

Nesta semana, de 04 a 09 de maio, vem mais novidades. Na quarta-feira, dia 06 de maio, às 19 horas, haverá uma Live, no Instagram @estacaoculturaldafundacaoromi, com a participação do Maestro Paulo Bellan, coordenador Pedagógico do Projeto Ninho Musical. Durante 60 minutos, o maestro falará de assuntos ligados ao Projeto, que comemora 10 anos este ano. “Vamos falar sobre os 10 anos do Projeto Ninho Musical, a continuidade no meio digital, com encontros via ferramentas virtuais, e as expectativas e projeções, quando retornamos com as atividades”, explica a Analista de Comunicação da Fundação Romi Thiane Mendieta, que conduzirá o bate papo da Live. “Contamos com a participação de todos. Quem quiser, poderá enviar sua pergunta durante a Live”, finaliza.

No dia 07 de maio, quinta-feira, às 14 horas, estará disponível no canal do Youtube da Fundação Romi, www.youtube.com.br/FundaçãoRomi , a primeira oficina cultural livre online “Utilitários de cozinha”, com Sérgio Fronza. Para participar basta apertar o play e assistir ao vídeo. A lista de material para a confecção das peças estará disponível na descrição. “Esta será a primeira oficina online que vamos disponibilizar ao nosso público”, conta a assistente cultural da Fundação Romi Natália Fernandes Rocha. “Ela foi uma das selecionadas no edital para realização de oficinas durante 2020 na Estação Cultural. Como estamos em distanciamento Social, readequamos a proposta e vimos com o proponente que era possível realiza-la de forma online. Teremos outras durante esta Quarentena”, conclui.

Até o final da quarentena, seguindo recomendações dos governos Estadual e Municipal, a Estação Cultural da Fundação Romi segue fechada. Para quem está em casa, e busca de adquirir conhecimento, no site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural há uma parte dedicada à história da Estação Ferroviária de Santa Bárbara d'Oeste, desde quando foi assinado para construção do ramal ferroviário, em 1902, até a inauguração do novo Memorial da Ferrovia, em 2019. A coluna on-line Estação Memória é publicada toda quinta-feira na fanpage do Facebook (https://www.facebook.com/EstacaoCultural/), Instagram (@estacaoculturaldafundacaoromi), Twitter (@est_cultural) e Linkedin da Fundação Romi. No canal do Youtube da Fundação Romi há vídeos de atividades que foram realizadas no espaço plural e multicultural.

Receba nossas novidades

19 3455.4830

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por