Publicado em 21/01/2020

CEDOC da Fundação Romi promove curso “Conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos”

A próxima etapa de execução do projeto “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”, uma iniciativa da Fundação Romi, apresentado pelo Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Indústrias Romi, o Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi, promoverá o curso “Conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos”, com o professor e conservador-restaurador de fotografias Leandro Melo. A atividade é gratuita, direcionada a profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus e centros de memória da região. As inscrições podem ser feitas de 22 de janeiro até 02 de fevereiro, e o curso irá acontecer de 17 a 20 de fevereiro de 2020, das 9 às 12h30 e das 13h30 às 17h no CEDOC, localizado a avenida João Ometto, 200, Santa Bárbara d’Oeste. As vagas são limitadas.

“O curso é uma ótima oportunidade para profissionais da região que trabalham na área. O objetivo do curso é capacitar os participantes para o diagnóstico, o planejamento e a execução de ações de conservação de acervos de chapas em vidro e filmes fotográficos. A partir da identificação de formatos, suportes, problemas de conservação, características de armazenamento e uso, os participantes serão estimulados a estabelecer prioridades de intervenção e ações eficientes para a conservação e o acesso a estes artefatos”, afirma a coordenadora do CEDOC da Fundação Romi Sandra Edilene de Souza Barboza.

O curso abordará os seguintes assuntos: História da Fotografia: chapas em vidro e filmes fotográficos; Composição e comportamento de chapas em vidro e de filmes fotográficos; Conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos: arquivamento e segurança; Conservação de filmes fotográficos: congelamento; Digitalização de acervos fotográficos; Conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos: limpeza e estabilização; Diagnóstico e planejamento de conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos e Estabelecimento de rotinas de conservação em projeto de conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos.

Leandro Melo é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Atua como docente e como conservador-restaurador de fotografias. Elabora e executa projetos de conservação-restauração para instituições e clientes particulares a partir de sua empresa, a L3. Para participar é necessário realizar inscrição pelo link https://forms.gle/bQugswbSv9o2L9r26.. Os selecionados serão contatados por e-mail e deverão trazer materiais de uso individual para o curso: 1 máscara descartável/respirador, categoria PFF1 ou PFF2 contra particulados e vapores orgânicos (referência: 3M 9913) ; 1 óculos de segurança simples (fornecedor: lojas de equipamentos de proteção individual); 1 avental de manga longa branco (microfibra ou tecido misto), ou 1 avental de TNT descartável de manga longa (fornecedor: lojas de uniformes profissionais e EPIs) e 2 chapas de vidro cristal com 10x15 cm de 2 mm de espessura, com bordas lixadas.

Serviço- Curso “Conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos”, com o professor e conservador-restaurador de fotografias Leandro Melo. A atividade é gratuita, direcionada a profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus e centros de memória da região. As inscrições podem ser feitas de 22 de janeiro até 02 de fevereiro, e o curso irá acontecer de 17 a 20 de fevereiro de 2020, das 9 às 12h30 e das 13h30 às 17h no CEDOC, localizado a avenida João Ometto, 200, Santa Bárbara d’Oeste. As vagas são limitadas. Para participar é necessário realizar inscrição pelo link https://forms.gle/bQugswbSv9o2L9r26. Os selecionados serão contatados por e-mail e deverão trazer materiais de uso individual para o curso.

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP