Publicado em 16/01/2020

Estação Cultural da Fundação Romi abre edital para recebimento de propostas de ações na área do Patrimônio Histórico

A Estação Cultural da Fundação Romi, espaço plural e multicultural localizado no prédio da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste, abre inscrição para oficineiros e educadores culturais de Santa Bárbara d’Oeste e região, interessados em realizar atividades direcionadas a ÁREA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO com o objetivo de preservar e difundir a história da ferrovia e da Estação Ferroviária da Companhia Paulista de Santa Bárbara d'Oeste. As inscrições podem ser feitas no período de 17 de janeiro a 09 de fevereiro.

O edital visa receber propostas que trabalhem com a preservação da história da Estação Ferroviária da Companhia Paulista de Santa Bárbara d'Oeste inaugurada em 1917, com a realização de ações que difundam sua história e sua importância para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da cidade e região. “ O conjunto arquitetônico, da hoje Estação Cultural, preserva e guarda uma parte importante da história de Santa Bárbara d’Oeste e seu desenvolvimento. Buscamos, através do recebimento das propostas de atividades ligadas ao Patrimônio Histórico, incentivar a população a conhecer a história da ferrovia e sua importância para a cidade e região”, explica o superintendente da Fundação Vainer Penatti.

Tradicionalmente, grande parte da urbanização do país se deu ao redor de igrejas e estações ferroviárias, de modo que esse patrimônio de interesse público deva ser preservado e mantida viva sua história. “ Em nossa trajetória mais de 200 mil pessoas foram beneficiadas, gratuitamente, por nossas ações. Pretendemos manter viva a memória dos trens e da ferrovia, conservando e divulgando essa história. Considerando a própria Revitalização da Estação Ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste como ponto de partida para a valorização desta história, nada mais justo que oferecer atividades que tragam histórias e memórias ao público frequentador do local”, enfatiza o superintendente.

Somente serão aceitas propostas na área de Patrimônio Histórico, com foco na história da Estação Ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste. Podem participar do processo oficineiros e educadores culturais de Santa Bárbara d’Oeste e região, maiores de 18 anos, que tenham personalidade jurídica regularmente constituída, podendo ser nas categorias MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) ou outra forma jurídica prevista em lei correspondente a área de atuação da proposta

Serviço- O edital EC 0001/2020 CHAMADA PÚBLICA PARA OFICINEIROS EEDUCADORES CULTURAIS PARA A ÁREA DE PATRIMONIO HISTÓRICO NA ESTAÇÃO CULTURAL EM 2020 está com inscrições abertas no período de 17 de janeiro de 2020 a 09 de fevereiro de 2020. As inscrições podem ser feitas através do link http://fundacaoromi.org.br/fundacao/formulario-inscricao/ ou pessoalmente na Administração da Estação Cultural, de terça a sexta das 09h às 18h, aos sábados das 08h às 17h e, aos domingos, das 08h ao meio dia. É recomendado que seja feita leitura do edital antes de realizar inscrição. No documento consta informações importantes sobre o processo. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d'Oeste, SP. Mais informações podem ser acessadas no site, através do link, www.estacaocultural.org.br ou pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830.

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP