Publicado em 10/01/2020

O projeto Capoeira Socioeducativa está com inscrições abertas. Os encontros acontecem aos sábados, e tem início no dia 18 de janeiro

No calendário das atividades anuais da Estação Cultural da Fundação Romi desde 2014, o projeto Capoeira Socioeducativa será ofertado, mais uma vez, em 2020. Aberto para todas as idades, a proposta acontece aos sábados, das 11 às 13 horas, com início agendado para dia 18 de janeiro. Os interessados em participar do projeto devem comparecer pessoalmente à administração do espaço plural e multicultural para realizar inscrição, a partir da próxima terça-feira, 14 de janeiro de 2020. A atividade é gratuita.

Com aulas ministradas pelo contramestre Motta, da Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro, o projeto Capoeira Socioeducativa visa desenvolver a socialização, a concentração, a atenção, a confiança e o respeito pelo outro, envolvendo a família e a sociedade de maneira geral, mostrando a contribuição da capoeira na formação de quem a pratica, e propagando a cultura da paz e da não violência. “Através do projeto, trabalhamos o fortalecimento dos vínculos familiares por meio das ações socioculturais. Como o encontro é para todas as idades, vemos muitas crianças e adolescentes fazerem aulas e praticar a capoeira com seus pais e responsáveis. Isso é muito bom”, afirma o contramestre Motta.

A Capoeira Socioeducativa é tanto para iniciantes quanto para aqueles que já tenham vivência. Inseridos em um grupo diverso, heterogêneo, em prol de um objetivo único e harmônico, os alunos sentem-se parte do todo. “Oferecemos uma atividade socioeducativa, com uma sintonia entre as oficinas e a aquisição de componentes morais e éticos, indispensáveis para o desenvolvimento harmonioso de caráter cidadão”, explica o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti. “Valorizamos a cultura, arte e esporte, mantendo viva esta cultura popular”, finaliza.

Os participantes do projeto Capoeira Socioeducativa aprendem não apenas o gingado, a luta e o jogo, mas também, a tocar os instrumentos típicos e ecoar cantigas de história oral, além de componentes morais e éticos primordiais ao fortalecimento de vínculos familiares e a convivência social. A proposta traz à tona a cultura popular, de matriz africana, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade com seu ritmo, canto, dança e música. Os participantes do projeto Capoeira Socioeducativa, por meio das atividades, conscientizam-se acerca de suas responsabilidades, empenho e disciplina e, consequentemente, saúde e bem-estar.

Serviço – O projeto Capoeira Socioeducativa acontece aos sábados, das 11h às 13h. As inscrições para novos ingressos devem ser realizadas presencialmente na Administração da Estação Cultural, a partir de 14 de janeiro de 2020. O atendimento é de terça a sexta das 09h às 18h, aos sábado das 08h às 17h e, aos domingos, das 08h ao meio dia. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d'Oeste, SP. Mais informações podem ser acessadas no site, através do link, www.estacaocultural.org.br ou pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830.

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP