Publicado em 12/11/2019

Fotógrafo premiado Ricardo Martins participa de bate papo com alunos dos 6º s e 7ºs anos do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi

Com a proposta em realizar uma viagem dentro da natureza e explorá-la, através de sua experiência com registros fotográficos, o fotógrafo e jornalista Ricardo Martins esteve no Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi na última sexta-feira, dia 08 de novembro, e realizou a palestra “A Caçada do Bem” para os alunos dos 6ºs e 7ºs anos.

A proposta do fotógrafo foi apresentar seu trabalho, com foco principal em registros de natureza e animais, com direito a encenação e camuflagem. “Ao mesmo tempo que é uma aventura através da fotografia, eles aprendem sobre os animais. Falo o que cada bicho faz, do que se alimenta. É uma conversa que vai além da fotografia, é de aprendizado”, conta Ricardo Martins.

Durante mais de uma hora, os alunos foram inseridos numa mata, em contato com os mais variados animais, através das fotos. Muitas questões foram levantadas, principalmente curiosidades em saber e conhecer mais sobre os bichos e também a carreira e história de Ricardo Martins. “A resposta que tive foi excelente. Eu tinha planejado uma palestra e ela foi totalmente diferente do que planejei. Quando acontece isso eu acho ótimo! O interesse deles foi muito grande. Acho que nunca tive uma plateia com tantas perguntas. Eu adorei! ”, fala o fotógrafo.

O contato de Ricardo Martins com Santa Bárbara d'Oeste e Fundação Romi começou na pré-produção do livro “Santa Bárbara 200 anos”, lançado em dezembro de 2018. O profissional foi o responsável pelo contexto estético do livro, e trabalhou em parceria com o autor José Pedro Martins na reedição que conta a história de Santa Bárbara d'Oeste. “Tenho algumas aventuras em minha carreira, e Santa Bárbara faz parte delas. Cheguei para fotografar a cidade, e confesso que me surpreendi positivamente, por ser um município bonito. Rendeu belas fotos, e o resultado

foi bacana”, relatou Ricardo Martins para os alunos ao ser questionado sobre o trabalho desenvolvido no livro.

Ricardo Martins é fotógrafo e jornalista de formação, se dedica a fotografia de natureza, animais e cultura desde 2002. Fundador da editora KONGO, autor e editor de 7 livros de fotografia, entre elas as premiadas obras “A Riqueza de Um Vale” (KONGO, 2011) que recebeu o Prêmio Jabuti na categoria de melhor fotografia, e “O MOSAICO” (KONGO, 2012) indicado como melhor capa de livro em 2013 também pelo Prêmio Jabuti. Segundo ele, uma das intenções é mostrar emoção, a beleza e as expressões dos diferentes animais e das paisagens fotografadas. Martins já realizou diversos trabalhos e exposições fotográficas pelo Brasil e no mundo, e é um dos colaboradores da National Geographic Brasil.

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP