Fundação Romi celebra 62 anos, em 29 de junho, e firma-se como importante agente de transformação social.

“Fomos pioneiros na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais. Temos, desde então, beneficiado milhares pessoas, todos os anos, por meios de nossos dois grandes eixos: Educação e Cultura. Nosso legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Nossos instituidores assumiam um grande compromisso em prol do desenvolvimento social e humano da cidade e região. Nossa missão é mantermos tudo isso vivo. Temos orgulho de termos a população de Santa Bárbara d’Oeste e região ao nosso lado e de fazemos do futuro o agora. Os próximos anos prometem ser impressionantes, assim como foram esses últimos 62, para todos nós da Fundação Romi e para todos aqueles que, direta ou indiretamente, se relacionam conosco através do nosso Núcleo de Educação Integrada, do nosso Centro de Documentação Histórica e de nossa Estação Cultural. Obrigado por vivenciarem conosco nossas realizações”, agradece o Superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti, na celebração dos 62 anos de Fundação Romi.

A Fundação Romi investe, anualmente, aproximadamente, R$4,5milhões em educação e cultura para favorecer e oportunizar o acesso a milhares de pessoas. A instituição é uma organização de educação e cultura, sem fins lucrativos, privada e com fins públicos. “Um organismo vivo e de aprendizado contínuo”, como pontuou a superintendência, que vem empenhando esforços para maximizar o impacto do investimento social privado (ISP) e de políticas públicas em Santa Bárbara d'Oeste e região. Instituída em 1957 a história e a trajetória da Fundação Romi fundem-se à de Santa Bárbara d'Oeste e perpassa toda a transformação da sociedade.

Em consonância com as áreas de atuação de organizações da sociedade civil (OSC), nacionais e internacionais, e instituições públicas, a Fundação Romi vem estabelecendo um espaço de articulação, aprendizado e de atuação colaborativa cuja proposta é promover um ambiente de diálogo sobre a atuação do ISP, a formulação de políticas públicas e a alocação de recursos, priorizando a redução da vulnerabilidade e a garantia de direitos da criança e do adolescente, o fomento à cultura e à economia criativa e o fortalecimento da educação. Desta feita, mais de 290.000 pessoas foram impactadas, beneficiadas ou usufruíram das ações realizadas pela Fundação Romi por meio de suas três áreas estruturantes – o Núcleo de Educação Integrada, o Centro de Documentação Histórica e a Estação Cultural – somente no último ano. São mais de 60 anos mantendo vivo o legado dos instituidores. Foram dezenas de oficinas, feiras, exposições, expedições, intervenções, manifestações, espetáculos, formações, visitações, projetos e investimentos.

Rumo aos próximos anos, a Fundação Romi, por meio do Núcleo de Educação Integrada, do Centro de Documentação Histórica e da Estação Cultural, firma-se como um importante agente de transformação social. “Para nós não há nada melhor do que comprimirmos nossa Missão", reitera Vainer Penatti.

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP