Novo “Memorial da Ferrovia” expõe objetos e fotos e preserva a história da edificação da estação ferroviária de Santa Bárbara.

Após semanas de pesquisas, estudos e revisões do acervo histórico e dos serviços de manutenção e conservação da edificação – quem passou pelas Avenidas Tiradentes e Pérola Byington pode acompanhar cada etapa do trabalho empenhado –, a Estação Cultural da Fundação Romi celebra, junto ao público de Santa Bárbara d’Oeste e região, neste domingo, às 10h, a revitalização da Estação e a inauguração do Memorial da Ferrovia. O dia 14 de julho também marca os 102 anos de inauguração da estação ferroviária.

Apresentado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto “Preservação e Difusão do Patrimônio Ferroviário de Santa Bárbara d'Oeste” é uma iniciativa da Fundação Romi cuja proposta é reavivar e preservar a história da Estação Ferroviária da Companhia Paulista de Santa Bárbara, inaugurada em 1917, e consolidar o equipamento cultural, que é Estação Cultural, inaugurada em 2007, e que constitui a identidade da cidade e região.

O trabalho de pesquisa, checagem e revisão histórica da estação ferroviária, além do projeto expográfico do novo espaço, que traz uma narrativa fluida, desde a chegada do ramal ferroviário, sua instalação, até a revitalização da edificação e sua conversão em um centro plural e multicultural, foi feita pela equipe técnica Centro de Documentação Histórica (CEDOC) da Fundação Romi, com supervisão de sua Coordenadora, a Historiadora Sandra Edilene Souza Barboza. “Com o novo Memorial incentivaremos a população local e regional a conhecer a história da ferrovia e sua importância para o desenvolvimento da cidade e região. Conseguiremos, mais efetivamente, continuar com a conservação da estação ferroviária de Santa Bárbara”, explica Sandra.

“Foram investidos R$122.000,00 através da Lei Federal de Incentivo à Cultura”, conta Vainer Penatti, Superintendente da Fundação Romi. “Realizamos melhorias estruturais que ajudarão na conservação do prédio centenário, além do reaparelhamento e modernização do Memorial Ferrovia. Ações desta natureza reitera nossa missão. Continuamos, fortemente, trabalhando no desenvolvimento social humano através da educação e cultura”, afirma o Superintendente. “Em 2018 beneficiamos quase 23 mil pessoas com as ações culturais realizadas aqui na Estação Cultural. No primeiro semestre deste ano (2019) já atendemos mais de seis mil pessoas. Nossos números são resultados das oficinas livres, culturais e de formação, dos projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas, que sempre visam contribuir com a população de Santa Bárbara d’Oeste e região”, finaliza Vainer.

O projeto “Preservação e Difusão do Patrimônio Ferroviário de Santa Bárbara d'Oeste” oportuniza que tanto o prédio da estação ferroviária quanto o Memorial da Ferrovia da Estação Cultural estabeleçam uma relação dialógica com o público visitante e com a cidade. “Essa revitalização traz novos ares para o espaço. Quem já visitou nosso espaço, e quem vai visitar pela primeira vez ou novamente, será surpreendido”, fala a Assistente Cultural Rosana Lopes. “Com o apoio do CEDOC vamos promover atividades educativas e culturais sobre a ferrovia e a estação, além de disseminarmos e divulgarmos informações, referências e estudos sobre o seu teor cultural, histórico e informativo”, conta Rosana.

Serviço - A Estação Cultural da Fundação Romi celebra os 102 anos da edificação, a revitalização da Estação e a inauguração do Memorial da Ferrovia neste domingo, 14, às 10h com a apresentação especial da Orquestra Filarmônica “Maestro Paulo Bellan”. A entrada é franca.

Mais informações acerca da programação da Estação Cultural da Fundação Romi, oficinas, eventos e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP