A 4a edição de 2019 da Estação Artesanal conta com a presença de mais de 50 artesãos, do projeto Samb’Ajuda e do Pedala SBO.

O sexto mês de 2019 bate à porta. Ele pede licença para chegar e trazer, além da festa junina, o friozinho do inverno. Mas, a Estação Cultural da Fundação Romi promete agitar e acalentar o segundo final desse mês com muita arte, cultura e gastronomia. Nos dias 08, sábado das 12 às 18 horas, e 09, domingo das 08 ao meio dia, acontece a Estação Artesanal. A edição traz, não apenas artesanatos diversos e delícias da culinária, mas também, o projeto Samb'Ajuda, que visa, nessa edição, à arrecadação de leite e alimentos não perecíveis em prol da instituição barbarense Asilo São Vicente de Paulo.

A feira de arte, cultura e gastronomia, intitulada “Estação Artesanal” conta com mais de 50 artesãos. Eles são moradores de Santa Bárbara d'Oeste, Americana, Nova Odessa, Sumaré entre outras cidades da região. Com a proposta, se movimenta a economia da região e realiza um intercâmbio cultural. Os produtos expostos e comercializados durante o evento passam por diversas áreas do artesanato. Costura criativa, marchetaria, crochê, bijuterias, madeira, feltro, esculturas em gesso, pedrarias, decoração com ferraduras, MDF, arte hippie, acessórios infantis, mosaicos e mandalas, além das delícias gastronômicas, como: bidus gourmet, tortas, bolos, salgados e doces, pipoca e algodão doce; além de um espaço kids. “Ao adquirir um produto feito manualmente você movimenta a economia local, fortalece e incentiva os pequenos empreendedores, estimula a produção artesanal, além de adquirir objetos exclusivos feitos a partir do talento de cada um”, pontua Rosana Lopes, Assistente Cultural da Estação.

No domingo, dia 09, a partir das 09 horas, o público presente prestigiará o melhor do samba com a presença dos músicos do Grupo Cartel e o Projeto Samb'Ajuda. “Há um ano, em 2018, aconteceu a primeira edição do Projeto Samb’Ajuda. Só tenho a agradecer a todos que colaboram e participaram direta ou indiretamente. Se o projeto está crescendo é devido ao canto, a batida na palma da mão, a dança de todo público que prestigia o evento e às doações arrecadadas.”, fala Halisson Vicente, um dos organizadores do projeto. A Estação Artesanal acontece todo segundo final de semana de cada mês. O evento é aberto ao público e a entrada é franca. A sugestão é a doação de um litro de leite ou um quilo de alimento não perecível (exceto sal) que será destinado ao Asilo São Vicente de Paulo.

Ainda no domingo, a partir das 7h30, os ciclistas e apaixonados por pedalar irão se concentrar na Praça Dona Carolina, na ciclofaixa da Av. João Ometto, na altura do Fórum e ao lado do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi. Segundo Eduardo A. Vale, fundador do Pedala SBO, “na última edição a chuva comprometeu nossos planos mas, nesse final de semana, 09 de junho, tudo indica que será uma linda manhã de sol”. Eduardo pontua que o ciclotour seguirá pela Av. Tiradentes, depois Av. dos Bandeirantes, com ponto de hidratação na Casa da Criança. Os ciclistas seguirão para a nova ciclovia, cujo trajeto faz parte do Corredor Metropolitano em Santa Bárbara d’Oeste, e retornarão pelo prolongamento da Av. São Paulo, nova ponte do bairro Conceição, até chegarem à Estação Cultural. “Todo esse trajeto conta apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Esportes, Conselho Municipal de Turismo, Guarda Civil Municipal e Bike Patrulha da Polícia Militar. É importante que todos façam a manutenção antecipada da bicicleta, usem equipamentos de segurança e hidratem-se. Crianças até três anos de idade devem usar cadeirinhas e todas as demais devem estar acompanhadas de seus pais ou responsáveis”.

Serviço – A “Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia” acontece no sábado, 08 de junho, do meio dia às 18 horas, e, no domingo, 09 de junho, das 08 horas ao meio dia. No domingo, a partir das 7h30, acontece a concentração dos ciclistas na Praça Dona Carolina, na altura do Fórum; às 09 horas, inicia mais uma roda de samba solidária em prol do Asilo São Vicente de Paulo com a presença dos músicos do Grupo Cartel e o Projeto Samb’Ajuda. Mais informações acerca da programação da Estação Cultural da Fundação Romi, oficinas, eventos e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP