Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

Estação Cultural da Fundação Romi abre as inscrições para a edição 2019 do projeto Ninho Musical.




O Ninho Musical é uma iniciativa da Estação Cultural da Fundação Romi e, nesta edição, 2019, será apresentado pelo Ministério da Cultura e patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Rouanet. O projeto conta também com o apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste. Realizado desde 2010, já beneficiou mais de 800 participantes, oportunizando a aprendizagem gratuita de música instrumental para adolescentes e jovens.

Por meio de aulas teóricas e práticas, sob a coordenação do Maestro Paulo Bellan, nas oficinas musicais os alunos aprendem desde teoria musical até práticas de instrumentos, cuidados e afinação, leitura e interpretação de partituras e compreensão de regência, sempre pela metodologia do compartilhar saberes: aquele que sabe mais ensina quem sabe menos. “O projeto emprega como metodologia de ensino-aprendizagem a aplicação de desafios, cuja finalidade é instigar a curiosidade nos aprendizes, levando-os a encontrarem as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com os demais colegas”, explica o Maestro Paulo.

Em 2018 passaram pelo projeto 145 pessoas. Foram seis apresentações da Orquestra Filarmônica Ninho Musical e três ensaios abertos. A primeira exibição aconteceu ainda no terceiro trimestre do ano, dia 12 de setembro, no Teatro Municipal Manoel Lyra, com um espetáculo em parceria com o Coral do Núcleo de Educação Integrada. O repertório trouxe trilhas de séries e filmes, como Bella Ciao, da produção “La Casa de Papel”, e Happy Day, trilha sonora da comédia “Mudança de Hábito 2”. Em novembro aconteceram outras três apresentações, duas na cidade vizinha Nova Odessa, nos dias 10, na Praça Central José Gazetta, e 28, no encerramento do Projeto Guri, no Teatro Municipal Divair Moreira. Os alunos-músicos foram responsáveis pela abertura da Virada Cultural Paulista 2018, que aconteceu no dia 24 de novembro, no Teatro Municipal Manoel Lyra, em Santa Bárbara d'Oeste.

E para fechar o ano, em dezembro, foram mais duas apresentações. Dia 07, na abertura da Re-Virada Cultural, em comemoração ao bicentenário de Santa Bárbara d'Oeste, e dia 14, data em que a Estação Cultural comemorou seus 11 anos de atividades culturais e trabalhos prestados à população. “Os números dizem por si só. O Projeto Ninho Musical visa capacitar, prioritariamente, crianças e jovens em música sinfônica e contribuir para a possibilidade de formação e obtenção de renda a partir do aprendizado adquirido”, explica a Assistente Cultural da Estação, Rosana Lopes. “O projeto é uma oficina cultural gratuita, acessível e de formação musical destinada a iniciantes ou que já tenham vivência”, finaliza.

Serviço – Os encontros da Oficina “Ninho Musical” ocorrem às terças-feiras das 19h às 22h e aos sábados das 7h30min às 10h30min. Rematrículas e novas inscrições devem ser realizadas presencialmente na Administração da Estação Cultural. Mais informações acerca da programação da Estação Cultural, oficinas e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/EstacaoCultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d'Oeste.

Receba nossas novidades

19 3455.4830

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por