Publicado em 08/05/2020

Acervo do CEDOC conta com vídeos que difundem o conhecimento histórico

Para mediar o conhecimento histórico e tornar acessível, o Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi disponibiliza, no canal do Youtube da Fundação Romi, vídeos que são fontes históricas que auxiliam na aquisição de informações, conhecimento ou simplesmente curiosidade. O material, audiovisual, pode ser acessado através do link Calibri;mso-fareast-theme-font:minor-latin;mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:"Times New Roman";mso-bidi-theme-font:minor-bidi;
mso-ansi-language:PT-BR;mso-fareast-language:EN-US;mso-bidi-language:AR-SA">www.youtube.com.br/FundacaoRomi
mso-ascii-theme-font:minor-latin;mso-fareast-font-family:Calibri;mso-fareast-theme-font:
minor-latin;mso-hansi-theme-font:minor-latin;mso-bidi-theme-font:minor-latin;
mso-ansi-language:PT-BR;mso-fareast-language:EN-US;mso-bidi-language:AR-SA">,
, na playlist CEDOC.

Ao longo dos anos o CEDOC oportuniza o acesso a fontes do passado através de suas atividades educativas que permitem a interação do público escolar com a história de Santa Bárbara d'Oeste. O intuito é contribuir para o ensino da história de Santa Bárbara d'Oeste nas escolas do município. “O CEDOC é um espaço de preservação da história e, para isso, atua na recepção, organização, disponibilização e difusão de documentos históricos relacionados à história de Santa Bárbara d'Oeste”, explica a coordenadora Sandra Edilene de Souza Barboza.

Desde a última semana, o Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi começou a disponibilizar uma série de vídeos produzidos com uma linguagem simples com o objetivo de contribuir com os educadores no ensino da história local, principalmente nesse momento que os estudos acontecem de maneira remota. “Produzimos, ao longo dos anos de atividades do CEDOC, vídeos para difundir à história de Santa Bárbara d'Oeste , com uma linguagem simples e animação em desenho. A disponibilização deste material, contribui com os professores que estão trabalhando a história da nossa cidade. É um excelente material de apoio, e de fácil acesso, já que estão na plataforma Youtube”, complementa a coordenadora.

No canal oficial do Youtube da Fundação Romi você encontra vídeos diversos, como as atividades que aconteceram na Estação Cultural da Fundação Romi, eventos no Núcleo de Educação Integrada, e agora vídeos aula que estão sendo produzidas durante o Distanciamento Social, e também a parte histórica, na playlist CEDOC. Nos últimos dias foram disponibilizados três: “Dona Margarida: a fundadora”, que apresenta a história da fundação de Santa Bárbara d'Oeste; “Cana-de-açúcar”, que oferece o acesso ao início do cultivo dessa planta no município; e o terceiro vídeo “O IMIGRANTE”, que trata da história de um menino e seu avô que enquanto voltam para casa em Santa Bárbara d’Oeste conversam sobre o porque do nome estrangeiro da rua, e o avô, usando da imaginação explica o que são e quem foram os primeiros imigrantes da cidade.

Em breve serão disponibilizados também vídeos históricos com imagens do passado da cidade. As mídias sociais do CEDOC sempre são atualizadas com a divulgação das novidades. Acesse os links dos vídeos disponibilizados na plataforma Youtube:
Dona Margarida, a fundadora "Times New Roman";mso-hansi-theme-font:minor-latin;mso-bidi-theme-font:minor-latin;
color:black;mso-ansi-language:PT-BR;mso-fareast-language:PT-BR;mso-bidi-language:
AR-SA">

mso-bidi-theme-font:minor-latin;color:black;mso-fareast-language:PT-BR">