Estação Artesanal, feira de arte, cultura e gastronomia, celebra o aniversário de 102 anos da estação ferroviária de Santa Bárbara.

A Estação Cultural da Fundação Romi realiza, nos dias 13 e 14 de julho, mais uma edição da Estação Artesanal, sua feira de arte, cultura e gastronomia. No final de semana em que a antiga estação ferroviária de Santa Bárbara completa 102 anos, o evento, que acontece no sábado do meio dia às 18h e, no domingo, das 8h ao meio dia, além da exposição e comercialização dos trabalhos de mais de 50 artistas e artesãos, promove uma oficina de Montagem de Palco e Técnica de Som, o espetáculo da Banda Antúrio, a apresentação da Orquestra Filarmônica “Maestro Paulo Bellan” e a celebração da revitalização da Estação e a inauguração do Memorial da Ferrovia.

Durante os dois dias de evento o público presente poderá conferir os trabalhos manuais feitos por talentosos trabalhadores de Santa Bárbara d'Oeste e região. “Minha primeira experiência com feiras foi na Estação Artesanal, na qual me trouxe muitas possibilidades. Até hoje participo e indico, pois além de nos oportunizar bons resultados financeiros, a equipe que faz tudo isso acontecer nos trata com muito valor. Além das feiras também nos dão a oportunidade de passar nossos conhecimentos através da realização de oficinas culturais,” conta a artesã Vanessa Reis – Vanessa trabalha com a técnica de macramê aplicado em biojoias e objetos de decoração; ela participa da Estação Artesanal como expositora e, nesse ano, realizou a Oficina Cultural “Joias em Macramê”.

No sábado, dia 13, às 13 horas, acontece a oficina “Montagem de Palco e Técnica de Som”. Voltada para pessoas com idade a partir de 15 anos, a proposta é gratuita e não requer inscrição prévia. “Para que um show possa acontecer com uma boa estrutura e qualidade sonora adequada aos instrumentos, tipo do espaço e número de pessoas no ambiente, conhecimentos técnicos específicos são fundamentais. Propomos nesta oficina, uma abordagem sobre o 'outro lado da música', os bastidores, para que artistas profissionais, estudantes, amadores e interessados em geral possam ter noções básicas de técnicas de palco e som para apresentações musicais”, explica a Produtora Cultural, Joice Portes.

Na sequência, às 16h30, a Banda Antúrio assume o palco com seu novo álbum “Landisck”. Formado por Ítalo Nascimento (vozes e guitarra), Paula Duarte (vozes e flauta), Tiago Fróes (vozes e bateria) e Paulo Akio (baixo), o quarteto fala nas novas músicas sobre as angústias e os conflitos dos jovens que deixaram sua terra natal em busca de desbravar o desconhecido e ter novas experiências nos grandes centros urbanos.

Tanto a realização da oficina quanto a apresentação musical foram viabilizadas através do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, através do EDITAL Nº 24/2018 – “CONCURSO DE APOIO A PROJETOS DE GRAVAÇÃO DE ÁLBUM INÉDITO COM APRESENTAÇÃO DE ESPETÁCULOS DE MÚSICA ALTERNATIVA OU ELETRÔNICA NO ESTADO DE SÃO PAULO”.

Já no domingo, dia 14 de julho, data em que a estação ferroviária completa seus 102 anos de inauguração, além da Estação Artesanal seguir das 8h ao meio dia, a população de Santa Bárbara d'Oeste e região ganha um excepcional presente: será inaugurada a revitalização da Estação Cultural e seu novo Memorial da Ferrovia. Apresentado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto “Preservação e Difusão do Patrimônio Ferroviário de Santa Bárbara d’Oeste” é uma iniciativa da Fundação Romi cuja proposta é reavivar e preservar a história da Estação Ferroviária da Companhia Paulista de Santa Bárbara, inaugurada em 1917, e consolidar o equipamento cultural, que é Estação Cultural, inaugurada em 2007, e que constitui a identidade da cidade e região. A solenidade, coordenada pelo anfitrião Vainer Penatti, Superintendente da Fundação Romi, será aberta ao público e acontece às 10h, no vão livre da Estação, com a apresentação da Orquestra Filarmônica “Maestro Paulo Bellan”.

“Foram investidos R$122.000,00 destinados à realização de serviços de manutenção e conservação, com o propósito de prolongar o tempo de vida da edificação, seu bom funcionamento e uso. O projeto também modernizou o Memorial da Ferrovia, com o intuito de difundir a história da ferrovia e sua importância para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da cidade e região”, conta Vainer Penatti.

Serviço - A Estação Artesanal acontece nos dias 13 e 14 de julho. No sábado do meio dia às 18h e, no domingo, das 8h ao meio dia. A oficina cultural de Montagem de Palco e Técnica de Som acontece no sábado, 13, às 13h. A proposta é gratuita e não requer inscrição prévia. O espetáculo da Banda Antúrio acontece, também no sábado, às 16h30. A entrada é franca. No domingo, 14, às 10h, acontece a apresentação da Orquestra Filarmônica “Maestro Paulo Bellan” e a celebração da revitalização da Estação e a inauguração do Memorial da Ferrovia.

Mais informações acerca da programação da Estação Cultural da Fundação Romi, oficinas, eventos e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d'Oeste.