Fundação Romi disponibiliza, para download, a versão e-book do livro “Santa Bárbara d’Oeste 200 anos” no site de seu Centro de Documentação Histórica.

(da esq. para dir.) Evandro Felix (Secretário de Cultura e Turismo), José Pedro Martins (Autor), Denis Andia (Prefeito Municipal), Ricardo Pereira Martins (Fotógrafo), João José Bellani (Jornalista), Antonio Carlos Angolini (Cronista), Ducimar de Jesus Cardoso (Kadu Garçom - Presidente da Câmara Municipal), Vainer Penatti (Superintendente da Fundação Romi), Sandra Edilene de Souza Barboza (Historiadora e Coordenadora do CEDOC da Fundação Romi).

Em comemoração aos 200 anos de Santa Bárbara d’Oeste, a Fundação Romi lançou oficialmente, em 03 de dezembro de 2018, a 2ª edição do livro “Santa Bárbara d’Oeste 200 anos”. O evento, fechado para imprensa e convidados, com direito à sessão de autógrafos do autor José Pedro Martins e do fotógrafo Ricardo Pereira Martins, marcou as celebrações do bicentenário do município comemorado em 04 de dezembro e contou com presenças ilustres, como da a Sra. Esmeralda, descendente do renomado fotógrafo Augusto Strazdin, e da Sra. Mildred, descendente da fundadora da cidade, Dona Margarida da Graça Martins, além de empresários e personalidades do Poder Público Municipal.

A partir de hoje, 14 de janeiro, todos aqueles que se interessam por história, sobretudo, pela memória municipal, poderão baixar a versão e-book do livro “Santa Bárbara d’Oeste 200 anos”. A obra é uma iniciativa da Fundação Romi, apresentada pelo Ministério da Cultura sob a proponência da Editora Kongo e, foi patrocinada pela DENSO do Brasil e Indústrias Romi através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. O projeto contou também com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.

A narrativa textual do livro foi construída pelo renomado escritor José Pedro Martins. Já a imagética coube ao premiado fotógrafo Ricardo Pereira Martins. “Este projeto mostra a trajetória de nossa cidade e celebra seus 200 anos”, conta o Superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti. “O lançamento da obra reitera nosso compromisso com nosso município: promover o desenvolvimento social e humano através da Educação e Cultura. Nada melhor que oportunizar o acesso a livros e à nossa história, sobretudo, às crianças, adolescentes e jovens escolares”.

“Esta obra literária vem fortalecer os laços da população com sua história, mostra os primeiros tempos na cidade fundada por Dona Margarida da Graça Martins, a chegada dos imigrantes americanos, italianos e muitos outros que aqui vieram para fazer dessa terra a sua casa. Apresenta o surgimento das usinas, as primeiras indústrias e o crescimento populacional na zona leste do município, composta em grande parte por migrantes de várias partes do estado de São Paulo e exibe um panorama cultural da bicentenária Santa Bárbara d'Oeste”, conta Vainer Penatti, Superintendente da Fundação Romi. “Esta é a história de nossa Santa Bárbara d'Oeste, com a qual o leitor poderá se deleitar. Boa leitura!”, convida Vainer.

A versão impressa não foi comercializada, mas sim, disponibilizada gratuitamente para os espaços públicos municipais, todas as bibliotecas de escolas públicas municipais de Santa Bárbara d’Oeste, via Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, e para as bibliotecas de escolas públicas estaduais da cidade. Alguns exemplares também entregues à Indústrias Romi e à DENSO do Brasil, que viabilizaram esta ação através de incentivo fiscal, para que seus colaboradores e parceiros também tivessem acesso à obra “Santa Bárbara d’Oeste 200 anos”.

“O número de impressos foi abaixo da positiva e surpreendente demanda que tivemos. Muitos munícipes e pessoas de outras regiões nos procuraram em busca de um exemplar. Para atendermos a todos, publicamos em nosso portal, no site do Centro de Documentação Histórica, a versão e-book do livro que pode ser baixada gratuitamente”, pontua conta Vainer Penatti. “Os interessados em conhecer a obra 'Santa Bárbara d’Oeste 200 anos' podem acessar o link http://www.fundacaoromi.org.br/cedoc e, no menu do site, clicar em 'Santa Bárbara 200 Anos'”.