Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

A coleção é composta de documentos e aproximadamente 350 imagens


A coleção é composta de documentos e aproximadamente 350 imagens. Os retratos foram fotografados no Brasil e na Alemanha, em sua maioria por fotógrafos profissionais, já que apresentam enquadramento e uma revelação cuidadosa, porém, nem sempre foi possível identificá-los.

A Família Rehder

John Friederich Redher nasceu em 14 de janeiro 1836 em Winzeldorf, Holstein, Alemanha. Seus pais Klauss Rehder e Magdalena Armbrust Rehder e irmãos imigraram para o Brasil desembarcando no porto de Santos em 10 de maio de 1852. A empresa Vergueiro & Cia, com filial em Hamburgo, fez contratos de parceria com 56 famílias de Holstein dispostas a trabalhar no Brasil, entre elas a família Rehder, que se dirigiu para Fazenda São Jerônimo em Limeira de propriedade do Barão Souza Queiroz.

A Família de Klaus Rehder permaneceu pouco tempo na fazenda, já que com o dinheiro da venda do sítio em Winzeldorf comprou a sua propriedade em Rocinha, um sítio localizado entre Jundiai e Campinas. Foi nesse local, que em 24 de abril de 1864, Johann Frierich Rehder casou-se com a alemã Charlotte Auguste Dorothea Lohse. O casal foi residir em Mombuca distrito de Capivari onde nasceram seus filhos Theodoro Guilherme Rehder, João Rehder Filho,Sophia Rehder, Bento Rehder e Isabel Rehder.

Em 1877 João Frederico Rehder, comprou do Barão de Tatuí a Fazenda São Pedro localizada na Vila de Santa Bárbara. No local existiam algumas casas de colonos, mata e a casa grande que passou a ser a residência da família, onde nasceram os últimos filhos do casal: Guilherme Stephano Augusto Rehder, João Gustavo Rehder e Helena Rehder.

João Frederico Rehder instalou na propriedade uma serraria utilizando a madeira proveniente da mata para fazer dormentes e vender a Companhia Paulista de Estrada de Ferro.Com o passar dos anos, iniciou o cultivo da cana-de-açúcar e em 1883 instalou um engenho.

A prosperidade dos negócios e o desenvolvimento da cultura da cana possibilitaram que por volta de 1899, fosse inaugurada a Fábrica de Álcool João Frederico Rehder.

No final do século XIX, as principais edificações da Fazenda São Pedro eram: o engenho, a fábrica de álcool e a casa sede. Além de possuir casa para os colonos e plantações. Alguns desses locais foram registrados por fotógrafos como Guilherme Gaensly, Guilherme Wessel, entre outros, cuja referência desconhecemos.

Para ter acesso às fontes pesquise no Banco de Dados.

Você também vai gostar de ler:





Receba nossas novidades

19 3499.1558

Av. João Ometo, 200, Jd. Panambi - Santa Bárbara d'Oeste, SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por