Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$


A Usina Santa Bárbara foi uma das principais do Estado de São Paulo, situada a 2 km do centro de Santa Bárbara d'Oeste. Possuía edificação industrial, administrativa, moradias para os patrões, diretoria, trabalhadores da lavoura e da fábrica. Também reunia uma infraestrutura social com escola, capela, igreja, armazém, cinema, farmácia, além de espaços para as atividades de lazer e esporte. A história da antiga Usina Santa Bárbara tem início há mais de cem anos, quando em 1877, o Major João Frederico Rehder comprou a Fazenda São Pedro, destinando-a ao cultivo de cana-de-açúcar e, tempo depois, instalando o Engenho e a Fábrica de álcool.

Em 1913, com a constituição da Companhia de Estrada de Ferro e Agrícola Santa Bárbara iniciou-se a construção da usina e a Fazenda São Pedro passou por significativas modificações. Foram instaladas destilaria, setor industrial, linha férrea e, em 25 de Julho de 1914, a Usina foi oficialmente inaugurada. Com o passar dos anos a Usina Santa Bárbara foi propriedade da Família Alves de Almeida, do Grupo Ometto e do Grupo Cosan. Passou por uma série mudanças administrativas, reformas e ampliações da infraestrutura para dinamizar e intensificar a produção do açúcar e do álcool, permanecendo em funcionamento até 1995. Em 2006, o município de Santa Bárbara d'Oeste recebeu mais de 700 mil metros-quadrados dessa área, onde constam imóveis de interesse histórico, como o parque industrial, a igreja, a escola, o armazém e o cinema, além das áreas de interesse ambiental compostas de matas e lagoas.

Texto elaborado a partir de pesquisas realizadas no acervo do CEDOC da Fundação Romi. Para ter acesso às fontes pesquise no Banco de Dados.

BIBLIOGRAFIA

  • QUECINI, Vanda Maria. Usina Santa Bárbara um espaço para a história, uma história para a memória, uma memória para um espaço. Relatório de Iniciação Científica à FAPESP. 2000.
  • SANTA BÁRBARA D? OESTE. Edição Histórica. São Paulo, Editorial Focus, 1974.
  • SANTOS, Conceição Aparecida Fornazari Magalhães. Do monopólio da propriedade da terra ao monopólio do capital: um estudo sobre a evolução do monopólio açucareiro no município de Santa Bárbara d?Oeste. Dissertação de mestrado do programa de História da PUC/São Paulo,1988.
  • CAMPAGNOL, Gabriela. Assentamentos agroindustriais- o espaço de habilitação em Usina de Açúcar. São Carlos, SP: RiMa, 2004.


Arquivo para download: Rg117356.pdf

Você também vai gostar de ler:





Receba nossas novidades

19 3499.1558

Av. João Ometo, 118, Jd. Panambi - Santa Bárbara d'Oeste, SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por