O MEMORIAL DA FERROVIA

Em abril de 2005 a Fundação Romi firmou um contrato de cessão de uso da área da antiga Estação Ferroviária com a proprietária Rede Ferroviária Federal S/A, com o objetivo de revitalizar e transformar o local em um espaço cultural. As obras nos prédios históricos iniciaram em setembro de 2006, e foram finalizadas em 2007 com a construção do anexo e, em 14 de dezembro do mesmo ano foi inaugurada a Estação Cultural.

Nessa época foi organizada uma exposição permanente composta com peças das antigas estações ferroviárias: Cia Paulista, Mogiana e Sorocabana cedidas pela Rede Ferroviária Federal S/A num dos espaços denominado “Memorial da Ferrovia”, o qual ficou aberto à visitação pública.

Em 2019, foi elaborado o projeto de “PRESERVAÇÃO E DIFUSÃO DO PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO DE SANTA BÁRBARA D'OESTE” aprovado pela Lei de incentivo à Cultura, Lei Rouanet (Pronac 186339), no qual se previu a revitalização do Memorial da Ferrovia.

A proposta é permitir ao público o acesso ao acervo já existente, colocando-o em maior contato com a história do local. Trata-se de uma exposição contemplativa onde os objetos estão articulados aos textos presentes nos painéis, possibilitando aos visitantes conhecerem melhor a importância da Estação e os prédios históricos, na vida e desenvolvimento da região de Santa Bárbara d’Oeste.

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP