Um diálogo entre a história, a música e a fotografia

A Estação Cultural recebeu, nesses anos de atividade, mais de 200 mil pessoas. Desse público, muitos têm uma história com o espaço. Alguns se lembram da época de funcionamento dos trens, outros se lembram da época em que vinham até a rodoviária para viajar para São Paulo. Alguns se lembram da época em que o prédio ficou abandonado, outros da época em que foi revitalizado e a geração mais jovem de ter frequentado o local com a escola ou com os amigos assistindo uma apresentação musical.

O projeto “Trilhos e Trilhas” - contemplado pelo Concurso de Projetos Culturais nº 02/2016 da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d'Oeste, conforme Contrato nº 34/2017 (Processo Administrativo nº 2016/354-03-07) de 03/04/2017 e cuja verba provém do Fundo Municipal de Política Cultural - será realizado com o intuito de que a centenária história possa dialogar com a música atual e com a fotografia antiga.

O espaço da Estação Cultural abrigará uma Exposição formada de fotos atuais sobrepostas de fotos de época, compondo um cenário ontem-hoje, a qual será produzida por fotógrafos amadores e profissionais entusiastas da fotografia e da arquitetura. Esse espaço expositivo receberá quatro sessões musicais de estilos distintos para públicos diversos, os quais serão convidados a prestigiarem, não só a musica, mas também a exposição e sua história. A cada show musical os participantes poderão observar a mostra, fazer a comparações e ver as marcas do passado, existente no tempo presente.

Os interessados em participar da expedição histórica e fotográfica, em 17 de junho às 8h na Estação Cultural, terão a oportunidade de conhecerem a história da Estação Ferroviária de Santa Bárbara d’ Oeste, comparar o presente com outras épocas, em uma perspectiva histórica ontem/hoje, e serão convidados a achar o mesmo ângulo da cena antiga no cenário atual para fotografar uma imagem única. As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, na Estação Cultural, a partir de 06 de junho. Os inscritos precisam ter câmera fotográfica DSLR ou smartphone que possibilite a reprodução de imagens em alta resolução. A atividade é gratuita e não há limite de vagas.

O resultado da expedição será uma exposição aberta, na área externa da Estação Cultural, para que a comunidade tenha acesso livre a um trabalho feito de forma interativa. O conteúdo histórico exposto aproxima os espectadores do passado da Estação Ferroviária, permitindo que o visitante compare as mudanças ocorridas naquele espaço.

Todas essas ações serão permeadas por eventos musicais que, entre Trilhas e Trilhos, embalarão o público. Os espetáculos contarão com a apresentação da Orquestra Barbarense de Violas, em 14 de julho às 20 horas, da dupla Gilberto Minotti & Douglas, em 14 de setembro às 14 horas , do grupo Canta Curumim, em 04 de outubro às 14 horas e, por fim, da roda de samba do grupo Samba & Companhia, dia 15 de dezembro às 20 horas.

A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d’Oeste, SP. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830 ou através do site pelo link www.estacaocultural.org.br. As regras de participação para a expedição histórica e fotográfica estão disponíveis através do link.

Área de
downloads

Para iniciar o download clique sobre o assunto desejado.

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP