A atividade é gratuita e oferece vagas para crianças e adolescentes na Estação Cultural de Santa Bárbara d'Oeste.

Com o objetivo de desenvolver o serviço de convivência e o fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de Santa Bárbara d'Oeste, a Associação Paulo Alvim de Judô de Atibaia (APAJA) em parceria com a Fundação Romi e o convênio firmado com a Secretaria Municipal de Promoção Social de Santa Bárbara d'Oeste, destacou como metas, para a oficina de Judô Socioeducativo: a diminuição do número de menores nas ruas, redução da evasão escolar e o melhoramento da qualidade de vida de crianças e adolescentes através do envolvimento esportivo.

Realizada na Estação Cultural desde 2012, a oficina já recebeu mais de 600 crianças ao longo de sua vigência. Gratuita e voltada para crianças e adolescentes a partir dos 5 anos, sobretudo, estudantes da rede pública de ensino, funciona no contraturno da escola regular. A frequência e o bom desempenho escolar são obrigatórios para a participação e permanência nas oficinas de judô. As oficinas acontecem às quartas e sextas-feiras em três horários.

Av. Tiradentes, 2 - Centro - Santa Bárbara d'Oeste - SP