A ação educativa extramuros do CEDOC da Fundação Romi “Caminhos da História” faz parte do projeto “IMAGENS REVELADAS. TESOUROS ESCONDIDOS”, apresentado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Trata-se de uma atividade a partir do acervo do fotógrafo Augusto Strazdin (1900-1986) que durante décadas registrou Santa Bárbara d’Oeste e seus acontecimentos políticos, sociais e esportivos.

Strazdin que nasceu na Letônia e, em 1927, veio para o Brasil. Como fotógrafo trabalhou em muitas cidades até se estabelecer em Santa Bárbara d’Oeste e, em 1937 montar o estúdio “Fotografia Santa Bárbara”. Strazdin em seu estúdio produziu muitos retratos, e também por mais de 40 anos fez inúmeras imagens de Santa Bárbara d’Oeste que são de extrema significação para o resgate da memória e da história local, pois, retratam a arquitetura, o cotidiano, a ocupação e o desenvolvimento do município.

O objetivo da atividade é estimular os participantes a fotografar durante a caminhada por pontos históricos de Santa Bárbara d’Oeste, assim como fez Augusto Strazdin. A cidade se modifica dia a dia e poder conhecer a história de algumas construções que resistiram ao tempo é uma possibilidade de atualizar parte daquilo que conhecemos da cidade com o olhar do passado. Com essa atividade os participantes conhecerão locais e prédios vistos rotineiramente contextualizados historicamente e nessa medida ver a cidade de outra forma.

Área de
downloads

Para iniciar o download clique sobre o assunto desejado.