CURSO DE CONSERVAÇÃO DE CHAPAS EM VIDRO E FILMES FOTOGRÁFICOS, MINISTRADO POR LEANDRO MELO.

De 17 a 20 de fevereiro de 2020 acontece no CEDOC da Fundação Romi o CURSO DE CONSERVAÇÃO DE CHAPAS EM VIDRO E FILMES FOTOGRÁFICOS.

O curso é gratuito e direcionado a profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus e centros de memória da região.

A formação irá acontecer no CEDOC, localizado na avenida João Ometto, 200, Santa Bárbara d’Oeste.

AS VAGAS SÃO LIMITADAS.

O curso abordará os seguintes aspectos:

1. História da Fotografia: chapas em vidro e filmes fotográficos.

2. Composição e comportamento de chapas em vidro e de filmes fotográficos.

3. Conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos: arquivamento e segurança.

4. Conservação de filmes fotográficos: congelamento.

5. Digitalização de acervos fotográficos.

6. Conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos: limpeza e estabilização.

7. Diagnóstico e planejamento de conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos.

8. Estabelecimento de rotinas de conservação em projeto de conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos.

As INSCRIÇÕES podem ser feitas de 22 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020.

Os selecionados serão contatados por e-mail e deverão trazer materiais de uso individual para o curso:

• 1 máscara descartável/respirador, categoria PFF1 ou PFF2 contra particulados e vapores orgânicos (referência: 3M 9913) (fornecedor: lojas de equipamentos de proteção individual);
  • 1 óculos de segurança simples (fornecedor: lojas de equipamentos de proteção individual);
  • 1 avental de manga longa branco (microfibra ou tecido misto), ou 1 avental de TNT descartável de manga longa (fornecedor: lojas de uniformes profissionais e EPIs);
  • 2 chapas de vidro cristal com 10x15 cm de 2 mm de espessura, com bordas lixadas.

Leandro Melo é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Atua como docente e como conservador-restaurador de fotografias. Elabora e executa projetos de conservação-restauração para instituições e clientes particulares a partir de sua empresa, a L3.

Essa atividade de formação do CEDOC da Fundação Romi faz parte do projeto “IMAGENS REVELADAS. TESOUROS ESCONDIDOS”, apresentado pelo Ministério do Turismo e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.