CEDOC em Movimento inicia etapa extramuros do projeto, com atividade envolvendo escolas públicas e privadas de Santa Bárbara d'Oeste

Patrocinado pela Caixa Econômica Federal através do Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro, o projeto “CEDOC em Movimento”, iniciativa do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi, iniciou a etapa extramuros do projeto, com atividades envolvendo escolas públicas e privadas de Santa Bárbara d’Oeste.

O CEDOC da Fundação Romi recebeu mais de 190 professores, diretores e coordenadores escolares da Rede Municipal e Estadual de Ensino e de Instituições Privadas. Os educadores participaram do curso de formação da ação educativa extramuros “Baú da História”. Ministrado pela Cia Xekmat, com duração de duas (02) horas, cuja proposta foi que os atores envolvidos – divididos em duas turmas – compreendessem detalhes da história de Santa Bárbara d’Oeste e aprendessem a recontar essa narrativa utilizando os materiais lúdicos e didáticos contidos no baú, além de acessarem uma série de atividades educativas para auxiliar na fixação dos conteúdos.

Tanto as escolas públicas quanto as privadas, cujo atendimento volta-se para o Ensino Fundamental I, foram convidadas para participar desta etapa do projeto. Ao todo, 37 escolas aderiram ao projeto promovido pelo CEDOC, abarcando mais de 190 profissionais de educação, o que resultará em aproximadamente 15mil alunos diretamente beneficiados pelo Baú da História.

Cada escola participante recebeu um 'Baú da História' com um Guia do Professor, um manual com orientações para o melhor uso do baú e de seus itens, um conjunto de Tabloides (um jornal para cada aluno matriculado no Ensino Fundamental I da escola participante com atividades para realizar), um boneco (fantoche) para trazer o lúdico às atividades escolares propostas, uma cópia fiel do jornal “Correio Barbarense”, publicado em 10 de dezembro de 1967, dez fotografias de pontos históricos da cidade de Santa Bárbara d’Oeste e uma Linha do Tempo com uma série de pontos marcantes da história da cidade.

Ao lado, no campo ÁREA DE DOWNLOADS, é possível realizar o download de todos os materiais impressos produzidos para esta ação. Mais informações acerca do “Baú da História” e do projeto “CEDOC em Movimento” podem ser acessadas por meio do contato direto com a equipe do CEDOC da Fundação Romi pelo Fale Conosco ou via telefone: (19) 3499.1558 ou 3499-1545.