Somos fruto dos mais de 20 anos de sucesso do NEI e uma parceria entre a Fundação Romi e a Secretaria de Educação Municipal de Santa Bárbara d´Oeste. Uma escola de ensino infantil, Jardim I e II, voltada para o atendimento de crianças de 4 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social.

Nossa metodologia, com base no construtivismo de Jean Piaget, Paulo Freire e na experiência da cidade italiana Reggio Emilia, faz com que as crianças se reconheçam na sociedade em que estão inseridas, compreendam seu papel no meio social, suas relações com outras crianças e com os adultos. Visamos à redução da vulnerabilidade social por meio de vivências pedagógicas que incentivam a independência, a liberdade como compromisso e a valorização da cultura da infância.

Nosso Espaço

O CEDIN tem por objetivo oferecer aos pequenos, oportunidades para aprender a conviver, pensar, descobrir e fazer, por meio de vivências pedagógicas, que incentivam a independência, a manifestação dos sentimentos, a liberdade de criação, o contato com o outro, o aprendizado das escolhas e, por isso, tem criado crianças protagonistas, investigadoras, capazes de descobrir os significados das novas relações e de perceber os poderes de seus pensamentos por meio da síntese de todas as linguagens: expressivas, comunicativas e cognitivas.

Nossa proposta apoia-se numa concepção de criança como ser de direitos, assumindo papel ativo em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem e na valorização da cultura da infância, do brincar como eixo para promover o desenvolvimento integral da criança. Como realizamos isso?

A organização pedagógica do CEDIN considera três elementos essenciais que condicionam e estruturam a organização do trabalho educativo realizado com as crianças: o espaço pedagógico, o tempo pedagógico e as interações e relações pedagógicas.

No projeto, há um cuidado em registrar e documentar todo o trabalho e eventos que acontecem por meio da escrita, de fotos e de filmagens. Essa documentação é, posteriormente, compartilhada com as crianças, com os pais, com os outros membros da Fundação Romi, com a comunidade.