NOVAS VAGAS PARA A 2ª EDIÇÃO DO "HISTÓRIA LOCAL COMO ELEMENTO DE CULTURA E CIDADANIA"

O projeto "História Local Como Elemento de Cultura e Cidadania", do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi (CEDOC), abre novas inscrições para agendamento das oficinas de Educação Patrimonial. A edição 2016 traz caça ao tesouro, oficinas de artes plásticas sobre a fundação da cidade, o primeiro carro nacional, pintura rupestre e imigração, além de visitas teatralizadas e contação de histórias.

"Esse conjunto de atividades e oficinas está cheio de ações estimulantes da aprendizagem, que vão desde tintas e pinceis, quebra cabeças, teatros, estênceis, moldes e trilhas, até jogos online e passatempos. Não há ações engessadas. A metodologia adotada objetiva garantir a interatividade almejada neste projeto, fazendo com que as crianças deixem de ser apenas espectadores para se tornarem visitantes participativos de espaços culturais, como é o Centro de Documentação Histórica (CEDOC).", afirma a Coordenadora do CEDOC, Sandra Souza.

A composição dinâmica desenvolvida pela equipe do CEDOC junto às crianças auxilia na fixação dos conteúdos trabalhados pelos educadores, despertando nos alunos um sentimento aproximativo e de pertencimento àquela história estudada, por meio de um paralelo traçado entre o cotidiano atual e o fato histórico.

A atividade é gratuita e a grade de oficinas pode ser consultada no hotsite do projeto, através do link http://www.fundacaoromi.org.br/cedoc/educacaopatrimonial. Nele há mais informações sobre o calendário de agendamento e o detalhamento das atividades que serão desenvolvidas com as crianças e respectivos educadores. Demais informações e agendamentos podem ser realizados através do telefone (19) 3499-1558 e e-mail cedoc@fundacaoromi.org.br.

IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

O projeto "História Local Como Elemento de Cultura e Cidadania" é resultado do Convênio nº. 788321/2013 firmado entre a Fundação Romi e o IPHAN. Voltado para crianças do Jardim II e Ensino Fundamental I, o projeto é viabilizado por meio do Fundo Nacional de Cultura e tem como proposta ampliar e diversificar as atividades educativas. O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao IPHAN proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.