INSCRIÇÕES ABERTAS: EDIÇÃO 2015 DO PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Visando ampliar e diversificar as atividades de educação patrimonial, o Centro de Documentação Histórica promove inovações
O Centro de Documentação Histórica (CEDOC) por meio do Fundo Nacional de Cultura realiza em 2015 o projeto de educação patrimonial "História Local Como Elemento de Cultura e Cidadania". Resultado de um convênio firmado entre a Fundação Romi e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o projeto é voltado para crianças de cinco a dez anos e tem como proposta ampliar e diversificar as atividades educativas, fazendo com que os estudantes deixem de ser apenas expectadores para se tornarem visitantes participativos e efetivos no processo do aprendizagem da história.

“O projeto “História Local Como Elemento de Cultura e Cidadania” prevê o acesso à informação histórica através de oficinas temáticas com a finalização do trabalho de pesquisa em diferentes formas de expressão artística”, afirma a coordenadora do CEDOC, Sandra de Souza.

As inovações no processo de ensino e aprendizagem, promovidas pelo CEDOC, para o ano de 2015 incluem, além das visitas teatralizadas, brincadeiras de caça ao tesouro para estimular o conhecimento sobre a guarda da história local, oficina de artes plásticas para fixar o conteúdo sobre a fundação da cidade, o primeiro carro nacional – o Romi-Isetta – , pintura rupestre e imigração, e contação de histórias, onde os visitantes poderão conhecer desde a história da fundadora de Santa Bárbara d´Oeste até a evolução dos meios de transporte.

Esse conjunto de atividades e oficinas está permeado por ações interativas e estimulantes da aprendizagem, que vão desde tintas e pinceis, quebra cabeças, teatros, estênceis, moldes e trilhas, até jogos online e passatempos com temas relacionados à história de Santa Bárbara d’Oeste. Tudo isso pensado e executado por profissionais multidisciplinares, que compõem o corpo do CEDOC, e que desenvolveu todo material didático. “Não há ações engessadas. A evolução da metodologia objetiva garantir a interatividade almejada neste projeto”, afirma a coordenadora.

Grade de oficinas

CAÇA AO TESOURO
Através da brincadeira do "Caça ao Tesouro", as crianças irão conhecer o CEDOC como um local que “guarda” a história da cidade.
30 minutos
40 participantes, Jardim 2
Sextas-feiras

FAZENDO ARTE COM MOLDE
Visita orientada no espaço expositivo do CEDOC, área temática “Romi-Isetta”, para conhecer a história do primeiro carro fabricado no Brasil. Após, realização da oficina de artes plásticas onde, será trabalhada a técnica de pintura com moldes, utilizando máscaras, tal como fazia o grafiteiro Alex Vallauri em seus trabalhos. O assunto é o carro Romi-Isetta, já visto no espaço expositivo, a proposta é que os alunos conheçam como foi criado o design do veículo e a partir de um molde e guache façam seus trabalhos artísticos.
40 participantes, 2º e 5º ano do Ensino Fundamental 1

NAVIO DE IMIGRANTES
Visita orientada no espaço expositivo do CEDOC, área temática “Imigração e Industrialização”, para conhecer a história dos imigrantes americanos e italianos, que vieram para a região de Santa Bárbara d'Oeste. Depois, realização de uma oficina de artes plásticas, na qual é retomado com os alunos o conceito de imigrante. O artista plástico Lazar Seggal é apresentado aos alunos, assim como, sua obra “Navio de emigrantes”. A proposta é que os estudantes em grupo criem um trabalho coletivo que represente um navio de imigrantes.
40 participantes, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental 1

A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE TRANSPORTE
Visita orientada no espaço expositivo do CEDOC, com a participação de uma contadora de história, que fará uma introdução à história da fundação da cidade, explorando os meios de transportes expostos: carro de boi, carroça, trole, trator e Romi-Isetta. Após, realização de uma oficina de expressão artística, onde os alunos realizarão uma atividade utilizando o estudo das cores primárias e secundárias, para registro do que aprenderam sobre os meios de transporte de antigamente.
40 participantes, 1º ano do Ensino Fundamental 1
Terça-feira das 8h às 10h ou 14h às 16h

CONHECENDO A HISTÓRIA DOS IMIGRANTES
Visita orientada no espaço expositivo do CEDOC, com a participação de uma contadora de história, para conhecer a trajetória dos imigrantes americanos e italianos, que vieram para a região de Santa Bárbara d'Oeste. Depois, realização da Oficina: “Conhecendo a história dos imigrantes”, onde os alunos irão aprofundar seus conhecimentos a respeito da imigração americana.
40 participantes, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental 1
Sexta-feira das 8h às 10h ou 14h às 16h
Somente no 1º semestre de 2015

POVOS PRÉ HISTÓRICOS
Visita orientada no espaço expositivo do CEDOC, área temática “Povos Pré-Históricos”, para conhecer a história dos povos caçadores/coletores que ocupavam a região de Santa Bárbara d´Oeste. Após, realização da oficina “Pintura Rupestre”, onde conhecerão esse vestígio deixado pelo povo pré-histórico. A proposta dessa atividade é que os alunos pintem um grande painel, tal como faziam os povos pré-históricos nas paredes das cavernas.
40 participantes, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental 1

JOGO DRAMÁTICO: A HISTÓRIA DA FUNDADORA
Visita orientada pelos personagens de Dona Margarida e seu escravo no espaço expositivo do CEDOC, área temática Fundação da Cidade para conhecer a história do surgimento da cidade, o início do cultivo da cana-de-açúcar e a criação dos primeiros engenhos. Após, realização da Oficina: “Jogo Dramático: a história da fundadora”, onde através da expressão corporal os alunos irão conhecer e aprofundar seus conhecimentos a respeito da história de Dona Margarida.
40 participantes, 3º e 4º ano do Ensino Fundamental 1
Segunda-feira das 8h às 10h ou 14h às 16h

PINTAR E CONHECER A HISTÓRIA
Visita orientada no espaço expositivo do CEDOC, área temática “Fundação da Cidade”, para conhecer a história do surgimento da cidade, o início do cultivo da cana-de-açúcar e a criação dos primeiros engenhos. Após, realização da oficina de artes plásticas, onde através da técnica de pintura com aquarela os alunos conhecerão a obra do artista plástico Paul Cezane e a forma como ulizava a aquarela em suas pinturas. Os estudantes serão instigados a identificar, no espaço expositivo do CEDOC, uma pintura na qual foi utilizada a mesma técnica. Esse será o mote para a fixação do conteúdo através da proposta da pintura de um desenho utilizando a técnica da aquarela.
40 participantes, 3º e 4º ano do Ensino Fundamental 1

Informações e agendamentos

O CEDOC está localizado na Av. João Ometto, 118, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. Fone: (19) 3499-1558. E-mail: cedoc@fundacaoromi.org.br